A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Dona Inês vem realizando diversas ações organizadas e coordenadas em benéfico a população do município junto aos diversos programas de sua rede de articulação: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz (PCF) e CadÚnico/Programa Bolsa família.
A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações em que o acesso aos direitos sociais fica comprometido. Sua política é organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Confira algumas ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social nestes 100 dias de gestão:
– Implementação de capacitação permanente para os membros do SUAS; (Sistema Único de Assistência Social);
– Articulação com a Pastoral da Sobriedade, em um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo a prevenção e recuperação dos dependentes químicos na perspectiva de resgatar a dignidade, autoestima e inclusão, por meio da parceria com a entidade Fazenda da Esperança em Guarabira/PB e Casa Betânia em Maceió – SE.
Distribuição de 500 cestas básicas no mês de fevereiro e mais 600 em março aos beneficiários do programa Bolsa Família, incluindo famílias acompanhas pelo CRAS/PAF e gestantes, durante o período de estado de emergência em virtude da estiagem e de calamidade pelo novo variante do Coronavírus.
- Posse da composição da nova diretoria do Colegiado Nacional do Gestores Municipais de Assistência Social-CONGEMAS para o biênio 2021/2023; tendo como membro da gestão como articuladora municipal de pequeno porte, a secretária de Assistência Social Sofia Ulisses;
- Realização no mês de março do Projeto: MULHER, O TEMPO É AGORA, referente ao mês alusivo ao dia Internacional da Mulher na qual se trabalhou várias temáticas sobre direitos, empoderamento feminino, violência doméstica e outros, no sentido de proporcionar informações e levar conhecimento a Proteção Social de famílias e indivíduos que encontram-se em situações de violação de direitos;
- Restruturação de condições institucionais de trabalho e a implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializando a efetivação e a qualidade do SUAS.
- Realização nos dias 10 a 12 de março do evento local, I Assistência Capacita de Dona Inês, para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); promovido pela Gestão Municipal através da Secretaria de Assistência Social e habitação, tendo a Assistência Social uma importante dimensão relacional e seus trabalhadores (as) são os principais mediadores entre o direito socioassistencial e os usuários (as) da política, buscando a valorização dos trabalhadores, a estruturação de condições institucionais de trabalho e implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializam a efetivação e a qualidade do SUAS e consequentemente a qualidade dos serviços ofertados para a população usuária.
- Reforma e reabertura da Cozinha Comunitária;
- Distribuição de água as famílias mais vulneráveis do município em Dona Inês.
- Entrega de 3.700 kg de macaxeira, alimentos da Agricultura Familiar proveniente da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES) do Governo do Estado aos beneficiários da Bolsa Família (Zona Urbana), realizada no Ginásio Poliesportivo “O Bacurau”, mobilizando toda equipe da assistência.
- Distribuição de cerca de 4.000 kg de peixes para os beneficiários do Programa Bolsa família e famílias inseridas no CadÚnico que estavam sem benefício, comtemplando 2.000 famílias, que além do tradicional peixe, receberam um kit de alimentos para complementar a refeição na semana santa. A ação foi realizada em seis (6) locais estratégicos com o devido distanciamento social no intuito de evitar aglomeração.
- Palestras conduzida pela enfermeira, Katiane Maria para as gestantes, trazendo como tema, a importância do acompanhamento do pré-natal, na ocasião foram distribuídos os kits de enxoval para as gestantes do município.
- Aquisição de aparelho celular para atendimento dos usuários, através de solicitação de agendamento: CRAS, CADÚNICO, PCF, SCFV.
- Implementação da coordenadoria de políticas para as mulheres;
- Implementação da vigilância socioassistencial para realizar monitoramento das situações de desproteções sociais no município.
- Algumas ações realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):
- Atualização das inscrições e busca ativa para inclusão dos público prioritário no SCFV
- Ação alusiva ao dia da mulher, com a entrega de folhetos informativos e distribuição de rosas e bombons.
- Produção de material audiovisual, com informações e orientações sobre os direitos da mulher
- Produção de material audiovisual com orientações a respeito da Covid-19. Com práticas de prevenção para este período de pandemia.
- Algumas ações do Programa Criança Feliz (PCF):
- Acolhimento de 40 novos usuários;
- Acompanhamento domiciliar para apresentação da nova equipe;
- Visitas presenciais e remotas;
- Capacitação com as visitadoras do Programa sobre o Guia de visita domiciliar;
- Execução de lembranças para os usuários para semana de carnaval e realizando as entregas;
- Confecções de lembranças para as mães dos usuários (as) e gestantes em comemoração ao dia Internacional da Mulher realizando as entregas das mesmas;
- Produções de vídeos para comunicar o retorno das atividades do PCF;
- Gravação de um vídeo para orientar as famílias sobre o acompanhamento das visitas remotas;
- Entrega dos ovos de pascoa para os usuários (as) e gestantes que são acompanhados pelo respectivo Programa;
- Algumas ações realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):
- Diálogo intermunicipal com o CRAS de Tacima;
- Reuniões intersetorial de acompanhamento das demandas relacionadas ao Conselho Tutelar e a equipe CRAS na Sede do Centro de Referência de Assistência Social;
- Proteção Social de famílias e indivíduos que se encontram em situações de violação de direitos. Em reunião intersetorial com a rede de proteção básica e proteção social e especial, com equipes técnicas do CRAS e CREAS regional.
Nenhum comentário