Últimas

Destaques

PB tem 17 açudes em situação crítica aponta Aesa que, porém descarta de desabastecimento

 





                                                                                     



Um levantamento feito com base nos últimos volumes registrados em mananciais da Paraíba mostra que o estado ainda está com , 17 dos 134 reservatórios responsáveis por abastecer de água o estado estão em situação crítica, menor que 5% do seu volume total; 21 encontram-se em observação, menor que 20% do seu volume total e 96 marcam capacidade superior a 20% do seu volume total. Em todo o estado não há nenhum reservatório sangrando. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).

Os municípios mais atingidos pela estiagem são: Uiraúna, Areial, Montadas, Bananeiras, São Sebastião de Lagoa de Roça, Puxinanã, Alagoa Nova, Olivedos, Ouro Velho, Imaculada, Riacho de Santo Antônio, Teixeira, São Mamede, Areia, Várzea e Picuí.

De acordo com a Aesa a situação está dentro da normalidade. “Nos preocupa os que estão em situação mais crítica, que são açudes de pequeno porte, mas é importante destacar que são açudes que tem pouca recarga e não são utilizados por mais de um ano, já que não suportam um ano sem chuva”, explica Alexandre Magno, gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa.

Os grandes mananciais responsáveis por abastecer João Pessoa e Campina Grande encontram-se bem abastecidos com açudes registrando volumes que ultrapassaram a média histórica, segundo informou Alexandre Magno. Gramame e Mamuaba, responsáveis pelo fornecimento de água na capital e região, marcam 85,17% da capacidade e Boqueirão, responsável pela água de Campina Grande e região, está com 55, 27% da capacidade.

“Mesmo Campina está em situação muito favorável, e com a atuação do Projeto de Integração do Rio São Francisco segue com a barragem de Boqueirão que possui total segurança hídrica”. Alexandre Magno diz ainda que não há seca. “Saímos de um período com chuvas de normal a acima da média e estamos em período de estiagem que deve se encerrar esse mês com as primeiras chuvas no Sertão”.

Na região do semiárido, que compreende sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú, as chuvas acontecem de fevereiro a maio e são provocadas pela zona de convergência intertropical, mas há também o período pré-chuvas, responsável por antecipar as precipitações. Em relação ao ano de 2020 as chuvas foram consideradas de normais a acima da média colocando o estado em situação confortável. Agora é esperar que as águas caiam nas regiões de estiagem, abastecendo pequenos reservatórios e suplementando os maiores.


Fonte: https://www.pbagora.com.br/


Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes