Últimas

Destaques

Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia terá programação especial










                                                                                               


O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) elaborou uma programação que será realizada a partir da segunda-feira (23), início da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia que teve sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos de João Pessoa, atendendo a uma Lei do parlamentar quando foi vereador. A programação será encerrada com uma audiência pública realizada, na quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema.
Na segunda-feira o deputado fará uma vista ao Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência em Microcefalia entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), onde são oferecidos serviços com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, cuidadores, psicóloga, além de assistência hospitalar. O espaço fica localizado na Avenida Júlia Freire, em Tambauzinho, e tem capacidade para atender até 45 famílias, com crianças entre 0 e 6 anos de idade, que poderão ser atendidas no Centro por meio período ou integral (das 8h às 17h).
Já na terça-feira (24) acontece uma reunião com a Associação das Mães com Filhos portadores da Microcefalia para discutir assuntos relacionados com a melhoria de vida das pessoas com essa condição neurológica rara. A audiência pública na quinta-feira acontecerá no plenário da ALPB a partir das 9h.
Lei – De acordo com Eduardo Carneiro, a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia tem por objetivo conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras para que a sociedade entenda melhor o assunto e conheça iniciativas de prevenção e combate à microcefalia.
“Pretendemos com essa Lei criar mecanismos de conscientização à população envolvendo a problemática que envolve as crianças portadoras de microcefalia. Agora, teremos a inserção dessa Semana no calendário municipal voltada para a temática tão importante para todos nós”, destacou o deputado estadual Eduardo Carneiro.
Projetos – Eduardo Carneiro é autor de oito projetos que tratam sobre o tema microcefalia, sendo três apresentados na Assembleia Legislativa. Durante o período que ocupou o cargo de vereador, apresentou cinco Projetos, sendo que quatro já haviam se tornado lei.
Um deles prevê a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos no âmbito do município de João Pessoa para mães que tem filhos portadores de microcefalia; outro que dispõe de atendimento prioritário às crianças e/ou qualquer pessoa portadora da microcefalia nos estabelecimentos de saúde pública ou privada, na cidade de João Pessoa; e um terceiro que prevê a instalação de cursos de prevenção, diagnóstico e estimulação de recém-nascidos e crianças com microcefalia direcionadas aos agentes de saúde do município de João Pessoa.
Além disso, Eduardo Carneiro destinou emendas impositivas para o Hospital Napoelão Laureano, que assegurou às crianças com microcefalia o acesso gratuito ao exame de videofluoroscopia da deglutição, que custava R$ 600 reais, na época.
Casos de Microcefalia – A microcefalia causada pelo vírus da zika, hoje chamada de Síndrome Congênita do Zika Vírus, atingiu 203 crianças confirmadas com a doença na Paraíba, desde 2015. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2015 foram 97 casos confirmados de microcefalia e 96 em 2016. No entanto, em 2017 o número caiu 92%, com apenas 7 casos confirmados. E três confirmados em 2018.
Fonte: https://www.paraibaradioblog.com

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes