SUCESSÃO MUNICIPAL: Em Araruna, prefeito Vital Costa vai tentar a reeleição contra candidato da família Maranhão










                                                                                   


Prefeito Vital Costa (PP) e ex-prefeita Vilma Maranhão (MDB)
A sucessão municipal deste domingo (07) chega à cidade de Araruna, município paraibano localizado na região do Agreste e um laboratório do que foi durante muitos anos a política da Paraíba. Atualmente administrada pelo prefeito Vital Costa (Progressista), a cidade já foi durante muitos anos governada pela família Targino Maranhão, do senador José Maranhão (MDB).
A cidade convive, desde a a última eleição, com uma quebra de paradigma político, quando o atual gestor venceu a eleição contra o candidato de Vilma Maranhão, então prefeita da cidade. Na época, Vital Costa obteve 57,2% dos votos, contra 42,98% do candidato Lulinha, sagrando-se vencedor da disputa após cinco tentativas de chegar à prefeitura. O episódio pôs fim à hegemonia política da família Targino Maranhão, que perdurava desde o século XX.
Essa dualidade deve se repetir em 2020, e vai demonstrar se o município aprovou ou não o final de hegemonia política que perdurava por lá. A tendência é de que o atual gestor entre na disputa mais uma vez com o apoio de Daniella Ribeiro, senadora, e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
“Eu não sou candidato de mim mesmo, embora eu legalmente tenha todas as prerrogativas de direito de ser candidato a reeleição. Eu vou como sempre, ouvir sempre as pessoas”, declarou Vital Costa ao Polêmica Paraíba.
Na outra ponta, virá o candidato da família Targino Maranhão, que terá o apoio do senador José Maranhão, da ex-prefeita Vilma Maranhão e da metade da Câmara Municipal da cidade, inclusive do presidente da Casa, Nô Lima. São aventados como candidatos de oposição vereadores contrários à atual administração e também o vice-prefeito, Iran Motos, que em agosto do ano passado declarou rompimento com o prefeito.
Contextualizando
O município de Araruna foi criado pela lei nº 616, de 10 de julho de 1876, e sancionada pelo Barão de Mamanguape, presidente da província da Paraíba. Antes disso, o território era distrito de Bananeiras.
O ato de instalação do município aconteceu um ano mais tarde, em julho de 1877, com a posse dos vereadores que passariam a legislar a partir de então. Durante o século XIX, a cidade foi dominada politicamente pelas famílias Bezerra Cavalcanti e Carneiro da Cunha.
Somente no século XX, a cidade passou a ser dominada pela família Targino Maranhão, que elegeu sucessivas administrações municipais. Um dos maiores expoentes dessa família e da própria cidade, é José Targino Maranhão, ex-governador da Paraíba por três mandados, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e atual senador.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "SUCESSÃO MUNICIPAL: Em Araruna, prefeito Vital Costa vai tentar a reeleição contra candidato da família Maranhão"

Deixe um comentário!

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.