Últimas

Destaques

Saúde alerta para atualizar vacina contra sarampo

Alerta é para proteger a Paraíba contra o sarampo, doença que já havia sido extinta e que foi reintroduzida em alguns locais do país





Paraíba encontra-se com a cobertura vacinal de 81,87% (Foto: Carol Garcia/GOVBA)


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunizações, está alertando a população para atualizar a caderneta de vacinação com a aplicação da Tríplice Viral. O alerta é para proteger a Paraíba contra o sarampo, doença que já havia sido extinta e que foi reintroduzida em alguns locais do país.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir, com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, a Paraíba encontra-se com a cobertura vacinal de 81,87%. Ela explica que o ideal é subir esse dado para mais de 95%, que é a recomendação do Ministério da Saúde.
“Dos 223 municípios paraibanos, 109 (48,87%) apresentaram coberturas vacinais adequadas, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização – PNI. Tal situação caracteriza a existência de bolsões de suscetíveis que possibilita a reintrodução do Sarampo no Estado”, pontua.
Este ano, até a semana Epidemiológica 29/2019, terminada em 20 de julho, a Paraíba registrou 18 notificações suspeitas de sarampo, das quais 14 foram descartadas por laboratório e quatro por não preencher o critério de caso suspeito. Isiane afirma que se faz necessário alertar os gestores municipais para intensificarem a busca ativa na população para imunizar pessoas não vacinadas com a Tríplice Viral, principalmente aqueles locais que não alcançaram a meta de 95%.
“O objetivo é manter um alto nível de imunidade na população, reduzindo a possibilidade da ocorrência da doença. No ano de 2018, até o momento, o Estado da Paraíba atingiu 95,77% de cobertura vacinal contra o sarampo”, alerta.
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, se mostra preocupado com o número de casos confirmados no resto do Brasil e reforça a importância de manter a cobertura vacinal alta. “Na região Nordeste, os casos registrados foram todos importados. Ou seja, não são casos de transmissão dentro do território. Mas, mesmo assim, precisamos reforçar a importância da atualização da caderneta de vacinação para a Tríplice Viral. É bom sempre lembrar que a vacinação é a única maneira de prevenir a doença e evitar que o sarampo seja reintroduzido na Paraíba”, conclui.
Esquema vacinal para o Sarampo:
• Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade.
• Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice viral.
• Adolescentes e adultos até 49 anos:
Pessoas de 10 a 29 anos  –  duas doses das vacinas tríplice viral
Pessoas de 30 a 49 anos  – uma dose da vacina tríplice viral
• Profissionais de saúde, independentemente da idade, administrar 2 (duas) doses, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Fonte: https://portalcorreio.com.br

                                                        

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes