Últimas

Destaques

Festa de emancipação de Casserengue terá Douglas Pegador e Edu Vaqueiro















                                                                                     



O município de Casserengue comemora, neste domingo (29), seus 24 anos de emancipação com uma grande festa. O evento deve começar às 21h e será em praça pública, totalmente de graça, para que todos os moradores e visitantes possam comemorar a vontade. Entre as atrações do evento estão Douglas Pegador e Edu Vaqueiro. Além deles, a festa também contará com Forró Sonho de Amor e Wellyson Lima e Banda.
O prefeito Genival Bento (Dinda) disse que a cidade tem muitos motivos para comemorar a data. “Além da chuva que Deus está nos mandando temos que celebrar as conquistas de nossa gestão. Construímos a Lagoa que é um grande feito para a cidade, mas também temos conseguindo muitas emendas com o deputado federal Benjamim Maranhão que tem proporcionado grandes benefícios para nossa cidade e, consequentemente, para nosso povo.
Então vamos comemorar sempre pensando em fazer um governo cada vez melhor”, falou. História O verdadeiro fundador de Casserengue seria o popular Chico Ventania, que era um dos proprietários de terra agrícola da região. Chico Ventania, receoso de suas terras serem tomadas para as mãos de estranhos procurou seus vizinhos Doval da Costa Lira, Raimundo Soares Câmera, Fernando Marcena e outros, que juntos resolveram dar parte de suas terras para que fosse formado o povoado de Casserengue. Após ter combinado em fundar o povoado, Chico Ventania e Durval da Costa Lira resolveram procurar o prefeito do Município de Solânea, João Elisío da Rocha, para tornarem legal a formação do povoado.
As lideranças da região dariam o apoio à candidatura de Epifânio Plácido da Silva que se comprometia em tornar legal o povoado de Casserengue. Em 28 de Julho de 1978 foi criada a Lei 38/78 passando Casserengue à categoria de distrito. Em 15 de novembro de 1993, em todo Brasil, foram realizados plebiscitos dos municípios onde existiam povoados vilas ou distritos que cumpriam os requisitos para ser tornarem novos municípios. Casserengue foi um dos 51 municípios onde a população foi consultada a decidiu pelo desmembramento do município de Solânea.
O Distrito de Casserengue, hoje cidade, alcançou sua independência e emancipação político- administrativa e social graças ao então deputado Ramalho Leite, que criou o projeto de lei. O distrito administrativo e judiciário foi criado em 29 de abril de 1994. O governo do estado, através do então governador Cícero Lucena Filho, oficializou a escolha da população, criando a lei nº 5.922 que desmembrou o distrito de Casserengue do município de Solânea. A instalação do município se deu em 1 de janeiro de 1997 foi dada posse do primeiro prefeito de Casserengue Antonio Pereira de Sousa.
Assessoria
via: http://www.focandoanoticia.com.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes