Campanha quer aumentar cadastro de doação de medula óssea

















                                                                                       

Campanha é organizada pelo Hemocentro em parceria com estudantes de Medicina (Foto: Divulgação)


Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam, até a sexta-feira (27), uma campanha para aumentar o número de inscritos no cadastro de doação de medula óssea. Atualmente, a Paraíba possui 65 mil pessoas no sistema. Apesar de o número ser considerado significativo, é necessário mais apoio, devido à dificuldade em haver a compatibilidade entre doadores e pacientes.
De acordo com a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da Paraíba, Crisemy Benício, durante a campanha, uma equipe do Hemocentro vai estar no Centro de Ciências Médicas da UFPB para realizar o cadastro dos candidatos voluntários. Para se cadastrar como doador, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos incompletos e estar de posse de um documento de identificação com foto.
Após esse cadastro, os doadores voluntários serão encaminhados ao Hemocentro, em um veículo da instituição, através da Caravana Solidária, para realizar a coleta de sangue – 5 ml de amostra que serão usados para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA).
Segundo um dos coordenadores da ação, Matheus de Souza, a campanha foi articulada por estudantes de Medicina em parceria com a Organização Não Governamental (ONG), Internacional Federation of  Medical Studentes Associations of Brazil (IFMSA Brazil) que está presente em mais de 90 países.
“A ideia da campanha é mobilizar os estudantes com ações dentro da universidade, por meio de divulgação, conversa, convencimento, provocação e mobilização para participar da adesão ao cadastro de medula óssea”, afirmou Matheus Souza. A campanha começou na segunda-feira (23).
Fonte: https://portalcorreio.com.br

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Campanha quer aumentar cadastro de doação de medula óssea"

Deixe um comentário!

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.