Últimas

Destaques

SMS alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade e quais vacinas são necessárias para a faixa etária.



                                                  


Chegar à fase adulta geralmente é sinônimo de independência, mas mesmo os adultos precisam ficar em alerta com a saúde e com as vacinas que são necessárias durante essa fase. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade e descreve quais vacinas são necessárias para a faixa etária.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde preconiza para adultos entre 20 e 59 anos as vacinas de Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e Dupla Adulta. Já para o pessoal da melhor idade, idosos a partir dos 60 anos, são necessárias as mesmas vacinas exceto a Tríplice Viral. Cada vacina tem suas especificidades e quantidade de doses e prazos varia, por isso é importante estar sempre atento ao cartão de vacina.
A chefe da seção de imunização da SMS, Chiara Dantas, explica que mesmo na fase adulta é importante manter o cartão de vacinação sempre atualizado. “É importante os adultos entenderem que o cartão de vacina é um documento de saúde, uma continuação da infância, e algumas vacinas mesmo sendo ministradas na infância é preciso o acompanhamento do cartão para o reforço de algumas vacinas e assim prevenir contra diversas”, destaca Chiara.
“Quando a pessoa fica idosa é normal que a imunidade caia e o reforço de algumas vacinas é fundamental, assim como tomar algumas vacinas que não foram tomadas enquanto adulto. A vacina é a melhor forma de prevenção, é a forma mais segura e efetiva”, conclui a chefe da seção de imunização.
Chiara alerta ainda que a rede privada oferta aos idosos algumas vacinas que não são ofertadas pelo SUS, por isso é importante estar sempre em alerta e olhar constantemente o cartão de vacina.
O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade. É responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo e/ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível nos casos de acidentes.
Atualmente são ofertadas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), beneficiando todas as faixas etárias. Por ano, são disponibilizados pela rede pública de saúde de todo o país, cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos para combater mais de 20 doenças.
Na Capital, as vacinas estão disponíveis nas Salas de Vacinação, distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Municipal de Imunização, antigo Lactário da Torre.
Vacinação em dia – A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.
O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.
Fonte: https://www.wscom.com.br/ com Secom

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes