Últimas

Destaques

Araruna realiza mobilização em defesa da assistência social

Mobilização aconteceu na manhã dessa quarta-feira (08), no ginásio de esportes "O Maranhão".




Com o objetivo de sensibilizar os Deputados e Senadores a não votarem na aprovação da medida provisória 726/20016 que trata da fusão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS com o Ministério Agrário – MDA, estarão sendo realizadas nos dias 08 e 09 de junho, em todo território nacional, através das Secretarias Municipais e Estaduais de Assistência Social ou congêneres, atividades e ações em defesa do comando único da operacionalização da Política Pública de Assistência Social. 

O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, destaca que é “hora de nos mobilizarmos em defesa do que nós construímos, é hora de defender o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no país”. 
A Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (COEGEMAS-PB), Sofia Ulisses, em nota destacou a importância do SUAS e falou das mobilizações. 
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, protagoniza o cidadão, proporcionando o acesso ao sistema de garantia de direitos e às diversas outras políticas, visando autonomia e dignidade humana para mais de 120 milhões de brasileiros. Tal política configura-se como parte do pacto republicano, construído coletiva e democraticamente no curso dos últimos anos, em intenso diálogo com a sociedade civil, trabalhadores e usuários. Pode-se afirmar com veemência que o Sistema Único da Assistência Social é uma conquista histórica do povo brasileiro e não um programa de governo, comprovadamente capaz de reduzir as desigualdades sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sobretudo no contexto de crise econômica mundial.
Dessa forma o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS representando a totalidade dos secretários e secretárias da Assistência Social do país posicionam-se contrário às mudanças sofridas na política de assistência social, com fortes reflexos no retorno ao “focalismo”; no desmonte da proteção social não contributiva; nos riscos na subordinação da política social à política econômica; na redução da estrutura de gestão e da responsabilidade pública estatal, na contramão da necessária ampliação da Seguridade Social.” 

Em todo Estado da Paraíba serão desenvolvidas atividades e ações em defesa do SUAS. Mais de 30 Cidades já anunciaram mobilizações com caminhadas, palestras, reuniões e audiências públicas para tratar do tema.
Em Araruna, o secretário de ação social Hilton Farias, o secretário de educação José Mário Dantas, a secretária de saúde Cristina Targino, profissionais da saúde, da ação social, do conselho tutelar e vereadores participaram da mobilização e disseram "não" ao retrocesso.

ENCONTROS REGIONAIS: - 2ª Região-07/06 – Solânea, Dona Inês, Casserengue, Belém, Sertãozinho, Bananeiras, Logradouro, Serraria, Serra da Raiz, Alagoinha, Riachão, Araruna, Caiçara.


 - 8º e 13º regiões - 08/06 - São Bento, Paulista, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha,  Pombal, Condado e Cajazeirinhas.

 ASCOM/portais/sensocriticopb






 Fonte: ASCOM/portais/sensocriticopb

                                                     


                                                     

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes