Últimas

Destaques

Gestores das escolas municipais de Araruna participam do 3º Colóquio: Direitos, Educação e Segurança Pública



Na manhã desta quinta-feira, 09 de outubro, gestores das escolas municipais de Araruna participaram do 3º Colóquio: Direitos, Educação e Segurança Pública, realizado no Auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus de Bananeiras. O evento reuniu profissionais da educação, autoridades e especialistas em segurança para debater temas essenciais sobre cidadania, proteção social e convivência escolar.


O colóquio é uma realização do 22º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (22º BPM), que tem à frente o Major Alan Jones, e tem como objetivo fortalecer a parceria entre a segurança pública e a educação, promovendo ações que contribuam para um ambiente escolar mais seguro, participativo e cidadão.


Durante o evento, os participantes acompanharam conferências com importantes nomes da área de segurança pública e social, entre eles:


  • Major Dayanacriadora da Patrulha Maria da Penha na Paraíba, promotora de Polícia Comunitária baseada no sistema Koban (Japão) e representante do projeto CPTED (Prevenção do Crime através do Design Ambiental) no Brasil. Ela destacou a importância da integração entre comunidade, escola e forças de segurança na prevenção da violência e na proteção de mulheres e crianças.

  • Major Andrade, Vice-Diretor de Tecnologia da Polícia Militar da Paraíba, especialista em Segurança Cibernética e programador, abordou os desafios do ambiente digital e a necessidade de conscientização sobre o uso seguro da internet, especialmente entre jovens e educadores.

  • Luís Carlos, representante da AFINK (Associação de Formação e Incentivo à Cultura), com mais de 10 anos de experiência em projetos sociais, falou sobre o papel das ações comunitárias e educativas na construção de uma sociedade mais justa e segura.

Além das palestras, o evento apresentou o projeto “Escola Segura”, uma parceria entre o 22º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (22º BPM) e as redes municipais de educação das cidades que integram a região. O projeto visa fortalecer a presença da segurança pública no ambiente escolar, promovendo ações preventivas, educativas e de aproximação entre a polícia e as comunidades escolares.

A secretária de Educação de Araruna, Rayana Neves, também esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa:


“Participar de momentos como este é fundamental para que possamos ampliar o diálogo entre a educação e a segurança pública. A escola é um espaço de formação, de cuidado e de construção da paz, e parcerias como essa fortalecem nosso compromisso com o bem-estar dos alunos e profissionais da rede municipal.”

 

O colóquio reforçou o compromisso das escolas municipais de Araruna com a formação integral dos alunos e a promoção de uma cultura de paz, aproximando ainda mais a educação das políticas de segurança pública e cidadania.






Araruna Agora com Assessoria 

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias

Publicidade

https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes