Últimas

Destaques

Fortes chuvas deixam estradas interditadas e alagamentos no interior da Paraíba

De acordo com a publicação, Borborema foi a cidade que registrou maior volume de chuvas, chegando a 49,1 mm



                                           

Fortes chuvas deixam estradas interditadas e alagamentos no interior da Paraíba (Foto Ilustrativa: Arquivo Portal T5)


Além de João Pessoa, outras cidades paraibanas registraram alagamentos por conta das fortes chuvas desta quinta-feira (9). Algumas estradas foram bloqueadas. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgou o volume de chuvas que caiu nas últimas horas em municípios do Brejo Paraibano (veja no final da matéria).

De acordo com a publicação, Borborema foi a cidade que registrou maior volume de chuvas, chegando a 49,1 mm. Além das chuvas, a agência previu queda da das temperaturas na região.

Entre os municípios que registraram transtorno está Areia que teve queda de árvores. Na cidade, pedras deslizaram, obstruindo o asfalto. Quedas de barreiras e alagamentos foram registradas também em Solânea. Nas imediações da rodovia PB-105 houve deslizamento de barreira, deixando o trânsito lento.

Na capital

João Pessoa registrou um alto volume de chuvas na manhã desta quinta-feira (9), com pontos de alagamentos pela cidade. O trânsito ficou lento em alguns bairros. Na Avenida Sérgio Guerra, a principal do bairro dos Bancários, na Zona Sul, houve alagamento e os veículos trafegavam com lentidão no local.

Foi registrado alagamento também na Avenida Sanhauá, no Varadouro, próximo à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Outro ponto em que há acúmulo de água é na Avenida Pedro II, uma das principais vias da capital. O alagamento se concentrou na altura do rio Jaguaribe.

Previsão da Aesa e Inmet

Foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (9), um alerta amarelo de acumulado de chuvas em 15 cidades da região do Litoral paraibano. Na lista estão João Pessoa e mais 14 municípios.

De acordo com a publicação, a expectativa é que chova entre 20 e 30mm por hora ou até 50mm em um dia. Há risco potencial de pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. O aviso é válido até as 10h da quinta-feira (10).

O Instituto orienta aos moradores para alguns cuidados. Evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser conseguidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As cidades em alerta amarelo de chuvas intensas são: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

A previsão feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) também espera que os termômetros cheguem aos 18 graus nos municípios do Brejo. Já a temperatura mínima no Litoral será 22 graus.

Com a tendência de maior concentração de nuvens de chuva neste mês de junho no Litoral e Agreste, a previsão é de que a máxima fique em torno dos 30 graus. “É esperada uma temperatura mais amena, em torno de 2 graus abaixo das registradas no mês abril. No Brejo a máxima deve ficar em torno dos 27 graus”, destacou Carmem.

Entre a tarde desta quinta-feira (9) e a manhã de sexta-feira (10) a previsão é de céu nublado com chuvas a qualquer hora no Litoral, Brejo e Agreste. No Sertão e Alto Sertão, céu parcialmente nublado e poderão ocorrer chuvas pontuais.

Cidades do Brejo que registraram chuvas

Borborema
Bananeiras
49,1 mm32 mm
Serraria
49,1 mm25 mm
Sapé
49,1 mm12,8 mm
Guarabira
49,1 mm12, 7 mm
Areia
49,1 mm10,7 mm
Sertãozinho
49,1 mm9 mm
Alagoinha
49,1 mm2,1 mm
Mari
49,1 mm1,7 mm
Caiçara
49,1 mm1, 3 mm
Jacaraú
49,1 mm0,9 mm
Araçagi
49,1 mm0,8 mm

Fonte: a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa)

Por Carlos Rocha

Fonte: https://www.portalt5.com.br/

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes