Últimas

Destaques

Solânea completa 67 anos de emancipação; conheça história e o hino da cidade

 





                                                                                        



Cidade de clima frio e povo acolhedor. Desde o início de sua história é assim que podemos descrever o município de Solânea que, neste dia 26 de novembro, comemora 67 anos de emancipação. Desde sua origem, Solânea sempre foi marcada por histórias de homens e mulheres que lutaram para vê-la crescer e dar a seus filhos uma terra fértil e sólida para se viver.

Mas, você conhece a história de Solânea? E o hino da cidade? O Focando a Notícia vai te dar uma ajudinha com isso. No fim desta matéria você ouve o hino da cidade.

A fundação de Solânea, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.

Com o crescimento da região, alguns pioneiros – tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros – empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.

A partir de 1927, Moreno viveu intensos dias de vida social e cultural, começando a se projetar no cenário comunal. Em 15 de novembro de 1938, sob o Decreto-lei nº 1.164, Moreno eleva-se à categoria de Vila.

A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba, foi de autoria do então deputado estadual Humberto Coutinho de Lucena.

A Lei nº 967 que criou o município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado, João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea. Em homenagem a esta data, construiu-se a principal praça da cidade, em frente à igreja matriz de Santo Antônio, padroeiro do município. O município foi instalado em 30 de dezembro de 1953.

Hidrografia e Clima

O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro. A temperatura média anual desse município situa-se em torno de 21.2 °C. A pluviosidade média anual desse município é de 1068 mm.

TURISMO

Solânea dispõe de diversos pontos turísticos, tais como: o Casarão de Manuel Moreira, Pedra das Pinturas, Pedra de São Pedro, Santuário do Pe. Ibiapina, a Igreja Matriz de Santo Antônio, Praça 26 de Novembro, Teatro Municipal, os eventos: Rota Cultural Caminhos do Frio, Festival Boi e Porco no Rolete, além de casas de show e restaurantes rurais.

Calendário turístico

Aniv. de Morte do Padre Ibiapina (19 de Fevereiro);

Festa de Carnaval;

Baile Vermelho e Branco (sábado anterior ao carnaval);

Solânea Open Rock;

Semana Santa;

Santo Antônio e São João;

Missa e Cavalgada do Vaqueiro;

Caminhos do Frio;

Praça Viva;

Natal Encantado;

Pontos turísticos

Igreja Matriz de Santo Antônio;

Praça 26 de Novembro;

Feira Livre;

Engenho Socorro;

Gruta de Santa Tereza;

Casas de Farinha;

Grêmio Morenense;

Santuário de Santa Fé;

Mata do Cano;

Bica do Cano;

Pedra de São Pedro;

Pedra das Pinturas;

Pedra do Couro;

Redação FN

Fonte: https://www.focandoanoticia.com.br/


Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes