Últimas

Destaques

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia










                                                                                       





A noite desta quinta-feira (19) foi emocionante para os novos profissionais formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi nesta data que 47 formandos do período 2019.2 dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Odontologia participaram da solenidade de Colação de Grau e confirmaram sua compromisso em, a partir de então, iniciar uma carreira profissional. A assembleia solene foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que na oportunidade representou o reitor em exercício da Instituição, professor Flávio Romero Guimarães.
Os momentos de emoção tiveram início com a leitura do juramento dos formandos. A aluna de Engenharia Civil, Brenda Gomes de Sousa, representou seus colegas e conduziu a leitura do voto profissional. Já o graduando Arielly Sander Araújo, do Curso de Odontologia, foi escolhido como Orador Oficial das turmas e, durante o seu discurso, fez inúmeros agradecimentos aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica, sobretudo aos professores que, durante todo o percurso de formação, sempre estiveram lutando para que todos obtivessem os melhores resultados.



“Todo esse trajeto nos marcou. São marcas que nos formaram profissionalmente e pessoalmente. De fato, não somos os mesmos de cinco anos atrás. Vivemos, sobrevivemos e amadurecemos. Podemos comparar essa trajetória com a de um alpinista. Ninguém tenta encarar o Monte Everest da noite para o dia. A técnica de progressão exige que diferentes alturas sejam escaladas aos poucos. Durante a escalada, momentos de exaustão são esperados, semelhantes aos nossos sentimentos quando nos empenhamos a conquistar nosso sonho. Mas tudo é superado quando chegamos ao topo da montanha. Desse local, a vista é maravilhosa. Agora, somos como os alpinistas que atingiram seus objetivos”, disse Arielly Sander.
Outro momento de emoção foi o discurso do Paraninfo Geral das turmas, senador José Targino Maranhão. Um dos responsáveis pela fundação do Câmpus de Araruna quando era governador da Paraíba, José Maranhão relembrou histórias, destacou a luta para que o Câmpus VIII se firmasse como alternativa profissional para jovens paraibanos e também de estados vizinhos, bem como agradeceu imensamente a escolha do seu nome que, segundo ele, o encheu de felicidade por acompanhar de perto todas as melhorias que a UEPB trouxe à cidade de Araruna ao longo desses anos que o campus passou a funcionar na cidade.



“Esta solenidade de hoje me trouxe muita alegria, porque vi que a boa semente encontrou o bom solo para gerar bons frutos. Vocês, formandos, são a boa semente que foi a criação do Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna. Estou orgulhoso porque participei historicamente disso. Eu tenho um compromisso definitivo com aquilo que são as minhas convicções ideológicas e são elas que ajudaram o ensino público que está permitindo esse dia tão festivo, tão bonito para pais, parentes e amigos de vocês, formandos. Por isso, estarei sempre buscando por mais recursos para que essa Universidade cresça e se desenvolva”, destacou José Maranhão.
O diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, também parabenizou os formandos pela conquista, destacou a participação dos familiares nesse processo de formação e dirigiu suas palavras aos alunos reforçando a esperança que o mundo tem no desempenho das atividades que todos passarão a cumprir a partir de então. Já o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, se inspirou em um pensamento de Mahatma Gandhi para se dirigir aos alunos nesse momento de reflexão e agradecimento pela conquista celebrada.



“Quero aqui lembrar um pensando de Mahatma Gandhi que dizia: ‘o que destrói a humanidade: a política sem princípios, o prazer sem compromisso, a riqueza sem trabalho, a sabedoria sem caráter, os negócios sem moral, a ciência sem humanidade e a oração sem caridade’. O caminho se faz ao caminhar. Plantem, reguem, que certamente vocês colherão as sementes do saber e da cidadania, buscando contribuir para a transformação social, a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, ressaltou professor Eli.
Após todas as falas foi realizada a conferência do Grau Acadêmico aos formandos. O coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Daniel Baracuy da Cunha Campos, conferiu o grau acadêmico a Suellington Oliveira Santos, que representou todos os seus colegas de turma. Já Jansen Félix dos Anjos foi o responsável em receber o grau pelos formandos do Curso de Licenciatura em Física, sendo conferido pelo professor João Hugo Barcuy da Cunha Campos, coordenador do Curso de Física. O coordenador do Curso de Odontologia, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior, conferiu o grau acadêmico a formanda Lucrécia da Silva Barros, representante dos formandos do Curso de Odontologia.



A entrega dos certificados de Láurea Acadêmica foi feita para duas alunas do Curso de Odontologia. Pelo melhor desempenho ao longo do curso, as alunas Nassara Beatriz de Pontes Santos e Aretha Hellen Aragão Lourenço, receberam seus certificados das mãos do diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, e do diretor adjunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VIII o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto Dias; professor Laplace Guedes, presidente do Fórum de Centros e Escolas da UEPB; e Ícaro Morais, chefe de Gabinete da Prefeitura de Araruna, que na oportunidade representou o prefeito Vital da Costa.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos
Fonte: http://www.uepb.edu.br/

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes