Últimas

Destaques

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura












A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, inaugurou, no último dia 25 de setembro, sua nova estrutura que conta com mais cinco dependências. A biblioteca passou de uma área de 259,23 metros quadrados para 390,95 metros quadrados. O local ganhou espaço no hall com armários para guardar os pertences dos alunos, um salão de estudo individual com 21 cabines, um espaço de processos técnicos, um almoxarifado e um miniauditório com espaço para 30 pessoas.
As reformas foram iniciadas em 2018 e são fruto do empenho dos bibliotecários Andrelino da Silva e Tiago José junto à Direção do CCTS, na pessoa do professor Manuel Gordón, que empreendeu esforços para garantir que a ampliação acontecesse. A biblioteca aproveitou o momento de comemoração do nono aniversário do Câmpus para inaugurar sua ampliação. Junto com a inauguração aconteceram as exposições do artista plástico Ronaldo Ferreira, da cidade de Cacimba de Dentro-PB, e do projeto Flores do Câmpus VIII, composto por fotografias de flores existentes no CCTS feitas pelo bibliotecário Andrelino da Silva (Lino Sapo), pelo auxiliar de biblioteca João Maria Andrade e pela professora de Odontologia, Amanda do Ó.
Também houve uma inovadora exposição de epígrafes, frases de efeitos, muitas delas motivacionais, retiradas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) entregues pelos alunos do Centro durante os nove anos de existência do Câmpus e que têm a função, nessa exposição, de motivar os alunos em sua jornada através de uma mensagem deixada por quem já passou por esses momentos. Junto às exposições também foi inaugurada a árvore do conhecimento, criação do diretor do Câmpus, Manuel Gordón, pintada no hall da biblioteca e na qual os alunos novatos contribuíram com a obra colocando as marcas de suas mãos em tinta nas pontas dos galhos, simbolizando os frutos.
No mesmo dia a biblioteca também inaugurou sua “Cordelteca”, que homenageia a primeira mulher a escrever um Cordel, a paraibana de João Pessoa, Maria das Neves Batista Pimentel (Maria das Neves), que utilizava o codinome de Altino Alagoano. A biblioteca recebeu e expôs o fole que pertenceu a Cabralzinho do Fole de Oito Baixos, da cidade de Barra de Santa Rosa, artista popular muito conhecido na região e que tocou seu fole até os 91 anos, sendo homenageado, no ano de 2018, na cidade de Araruna, no 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Ffole de Oito Baixos da Paraíba, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB.
A Biblioteca do Câmpus VIII, através de sua equipe técnica, vem buscando tornar o espaço um lugar mais atrativo para seus usuários, fornecendo diversas opções de contato com o mundo científico-cultural. Nas palavras do bibliotecário Tiago José, “todo trabalho realizado pela equipe do Câmpus VIII visa contemplar não apenas o público acadêmico, com um trabalho técnico, mas também com um trabalho social e cultural, de forma a abranger toda comunidade, tornando não apenas a biblioteca, mas o Câmpus VIII, um ambiente mais acolhedor e difusor do conhecimento”.
Para o bibliotecário Andrelino da Silva, “ampliar nossa forma de acessibilidade ao conhecimento, seja ela por qual suporte for, ajuda a melhorar o desempenho dos nossos alunos, ao mesmo tempo que fomentamos o desenvolvimento artístico-cultural, tanto do Câmpus como da comunidade externa envolvida. Ainda temos muito que inovar, mas já estamos no caminho certo”.
                                                                                 





Colaboração de texto e fotos: Andrelino Silva (Bibliotecário CCTS)
Fonte: http://www.uepb.edu.br

                                                                                           

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes