Últimas

Destaques

Produtores rurais de Dona Inês participam de palestra sobre Aquaponia










                                                                                         


Em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Dona Inês promoveu na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, uma palestra sobre aquaponia, com o engenheiro Davi Capristano. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal e contou com as presenças de representantes de associações rurais e de vários produtores rurais.
Durante a palestra foi mostrada a importância da aquaponia e o custo benefício da tecnologia que pode ser implantada em qualquer ambiente com pouco uso de água.  A sugestão do palestrante foi a criação do peixe e o cultivo do alface. Para o engenheiro; “a tecnologia permite que regiões de grande escassez pluviométrica possam contar com um sistema capaz de produzir alimentos (pescados e vegetais) a baixo custo e de alto valor alimentar.” Davi Capristano ainda explicou que; “a aquaponia é um sistema fechado que integra a piscicultura e o cultivo de vegetais de forma harmônica. Trata-se de um sistema sustentável, onde todos os dejetos produzidos pelo cultivo de peixes são transformados em nutrientes essenciais para o crescimento dos vegetais.”
                                                                              

O evento contou com a presença do Secretário Executivo da Agricultura e Pesca do Estado da Paraíba, Jeronimo Arlindo da Silva Júnior, que enfatizou a ação do Governo do Estado que; “vem se destacando na área da aquicultura e da pesca, incentivando os produtores desde a criação de regulamentação de normas de decretos até a apresentação e capacitação da implantação de tecnologias como o da aquaponia, para que essa política avance em todo o Estado”. Pontuou.

A palestra foi uma iniciativa do Vereador Jairo Esperidião, que no final da palestra informou que; “a Prefeitura, por meio do departamento de agricultura, fará um cadastro com os produtores rurais que tiverem interesse em implantar o sistema, para oferecer em parceria com o Governo do Estado a capacitação”.
A Diretora do Departamento de Agricultura no Município, Lêda, destacou que a Prefeitura dará todo o apoio necessário aos produtores rurais que tiverem interesse na implantação do sistema.
Ainda participaram da palestra a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rozinha e os vereadores Rhuan, João Barbosa e Denizar.
Fonte: http://www.pmdonaines.pb.gov.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes