Últimas

Destaques

III Caminhada Ecológica e Cultural acontece na Serra do Caxêxa, em Casserengue no curimataú paraibano









                                                                                         


O grupo “Amigos das Serras” com a missão de preservar a Serra da Caxexa e os recursos naturais do bioma Caatinga, estão organizando no dia 07 julho de 2019, a III Caminhada Ecológica e Cultural: Trilhas na Serra da Caxêxa, com a concentração marcada as 7h, na comunidade Salgado em Casserengue – PB, no Curimataúu Paraibano. O objetivo da atividade é promover uma maior consciência a respeito da proteção da biodiversidade, a recreação, a interpretação, educação ambiental, turismo rural de base sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica das comunidades locais. Os Amigos das Serras tem como objetivo sensibilizar a população e o poder público para transformar a Serra da Caxêxa em unidade de conservação, vislumbrando o fortalecimento da economia local, a valorização da cultura e a preservação ambiental do bioma caatinga.
Pode participar dessa caminhada qualquer pessoa jovem ou adulta com saúde que goste de praticar exercícios físicos. Jovens menores de 15 anos poderão participar desde que os “pais” também participem do mesmo evento, acompanhando seus filhos. As inscrições custam R$ 50,00 o participante terá direito a um kit contendo (camiseta, água, café, almoço), aos interessados é só entrar em contato com “Amigos da Serras”: Chiquinho (83) 98119-1772 (whatsapp), Macilene 98203-7762 (whatsapp), Wagner 98144-5467 (whatsapp) ou Regivaldo 98165-7771 e acessando o link: http://casserengue.caminhadas.info/

Com um trajeto de aproximadamente de 7 km, a etapa irá contemplar um caminho de exuberantes belezas naturais e cênicas, que podem ser explorados para prática da caminhada ecológica, todo percurso será por “varedas ou veredas” como costumam chamar os povos curimatauzeiros. Lá os participantes poderão contemplar o verde da vegetação da caatinga e o ar puro, presenças constantes que deixam qualquer um impressionado. A Serra da Caxêxa é um local apropriado para práticas de esportes radicais como: rapel, montanhismo, escalada, mas também para outras atividades de interpretação da natureza, fotografia, observação de estrelas, piquenique, recreação infantil, acampamento, caminhadas e visitas a sítios arqueológicos.
Programação
Concentração às 7h na comunidade Salgado, os participantes confirmarão as inscrições, assinam a lista de presença e recebem os kits contendo (camiseta, água, senhas para café e almoço). Será servido então um café junino. Em seguida haverá uma abertura e alongamento, e teremos o início da caminhada saindo da comunidade seguindo pela trilhas das lavadeiras de roupa, até os tanques de pedras de Deca de Jué, segue para o serrote das trempes, segue por cima da Serra ate o ponto mais alto a 630m de altitude, passamos na pedra do Oratório onde será feita uma sessão de fotos e observação das pinturas rupestres.
De lá os participantes seguirão descendo pela trilha contemplando a natureza nos deparando com espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, onde serão feitos registros fotográficos. A caminhada segue para residência do Sr. Marcos onde passaremos cortando o leito do rio Curimataú. De lá os caminhantes embarcaram no pau de arara, que será animado com muito forró ate a comunidade Salgado com chegada prevista para o horário do almoço. A programação será encerrada com almoço, muita animação de um trio de forró pé de serra, uma feira com produtos da agricultura familiar, apresentação de artistas da região e outras atrações culturais.
A Serra da Caxexa
A Serra da Caxexa é um conjunto de montanha que está localizada na Mesorregião do Agreste da Borborema e na Microrregião do Curimataú Oriental no município de Casserengue – PB. A Serra abrange uma área de mais 600 há, está a 630 m de altitude acima do nível do mar, contém vegetação nativa do Bioma Caatinga, fauna e flora diversificada, riachos, tanques de pedras naturais, penhascos, paredões com mais de 70m de altura e sítios arqueológicos. A Serra tem sofrido ações antrópicas sobre a vegetação, e pinturas rupestres, sobretudo pela falta de conscientização da população e a ausência do poder público.
Outro aspecto importante é que, nas últimas décadas, uma das atividades que mais tem se expandido sobretudo no estado da Paraíba é extração de minérios. Em Casserengue essa atividade vem sendo explorada desde a década 1990 em varias comunidades, e já existe muita especulação para iniciar a extração de minérios também na Serra da Caxexa. Mantida a tendência, corre-se o risco de artificializar demasiadamente a paisagem, liquidando cenários de extrema beleza, e toda atratividade turística já que a Serra da Caxexa desponta como um dos locais mais visitados e citados do município. Para os cidadãos de Casserengue a Serra da Caxexa representa o cartão postal do município, e se a extração de minérios vi ser realizada naquele local será fatal para a economia, meio ambiente e toda sociedade de Casserengue e região.
Fonte: https://www.focandoanoticia.com.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes