Últimas

Destaques

Pesquisa desenvolvida na UEPB ganha destaque em Conferência Interamericana de Matemática









                                                                                     
Estudante Beatriz Rodrigues de Almeida representou a UEPB na 
15ª Conferencia Interamericana de Educación Matemática


Uma pesquisa desenvolvida no Curso de Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, ganhou destaque internacional ao ser selecionada para a 15ª Conferencia Interamericana de Educación Matemática, realizada entre 5 e 10 de maio, na cidade de Medelim, na Colômbia. “Uma investigação sobre o conhecimento de álgebra e a resolução de problemas em anais de dois eventos” está integrada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e possibilitou a estudante do 4º período, Beatriz Rodrigues de Almeida, representar a Instituição no evento.
De acordo com a estudante, a pesquisa tem como objetivo analisar as produções que fazem parte dos anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (Conapesc) e do Congresso Nacional de Educação (Conedu), que tiveram como foco a álgebra e a resolução de problemas. Segundo Beatriz, foram identificados os trabalhos que atentaram para as dificuldades que os professores e alunos encontram no processo ensino-aprendizagem, principalmente no âmbito da Educação Básica.
“Submetemos esse artigo para a coordenação do evento e ele foi selecionado por abordarmos um tema que ainda não vem sendo discutido no campo da Matemática na Colômbia. Eles não trabalham o ensino da disciplina voltada para a resolução de problemas de álgebra, mas sim com foco apenas nos exemplos. A receptividade que tivemos dos participantes foi muito boa, eles gostaram muito da abordagem que demos ao assunto e isso mostra o quanto nossa pesquisa tem avançado”, disse a aluna, que recebeu apoio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) para participar deste evento internacional.
Coordenador deste projeto de pesquisa científica, o professor dos câmpus de Monteiro e Campina Grande, Roger Huanca, destacou a participação da UEPB através do trabalho na 15ª Conferencia Interamericana de Educación Matemática, por caracterizar-se como um evento de relevância na área de Matemática na América Latina. Ele reafirmou a importância da pesquisa na graduação e chamou atenção para o foco que o estudo teve. “A partir dessa pesquisa, contamos em que ponto está o ensino da álgebra e quais são as dificuldades que os professores e alunos têm na sala de aula. É uma contribuição que estamos dando aos professores da Educação Básica, para que se possa encontrar soluções para sanar os problemas de ensino-aprendizagem”, destacou o professor.
Texto e foto: Givaldo Cavalcanti
Fonte: http://www.uepb.edu.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes