Últimas

Destaques

Secretaria de Saúde se reúne com população e com diretores de escolas para reforçar combate ao mosquito da Dengue










                                                                                   



A Prefeitura de Araruna, através da Secretaria de Saúde está dando sequência ao Plano Emergencial conta o mosquito da dengue. Desde o dia 25 de abril o trabalho tem sido intenso de combate ao Aedes aegypti nos locais com maior índice de infestação do mosquito no município.
Na manhã desta segunda-feira (29), a secretária de saúde do município de Araruna, Drª América Loudal, esteve reunida com os diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino para apresentar as ações que o município de Araruna está desenvolvendo para o combate ao mosquito e em parceria com a Secretaria da Educação, realizar uma grande mobilização com os alunos das escolas municipais para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é conscientizar os alunos sobre como eliminar os criadouros do mosquito.
Além da secretária de saúde participaram do encontro o secretário municipal de educação, Francisco Belarmino, o coordenador de vigilância sanitária, Rodrigo Patrício e a coordenadora Thalita.
Já durante a tarde, a reunião aconteceu com os pais das Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI) e tratou sobre o engajamento de toda a população de Araruna para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O encontro teve a participação do prefeito Vital Costa, da secretária de saúde, Drª América Loudal, do secretário de assistência social, André Medeiros, do coordenador da vigilância sanitária, Rodrigo Patrício, do coordenador do SCFV, Yann Victor e da coordenadora da atenção básica, Assiluci da Silva.
"A prefeitura está fazendo o que é possível, colocando nas ruas os carros de fumacê, e o máximo de servidores disponíveis para eliminar possíveis criadouros, essa é uma luta de toda sociedade, por isso precisamos da colaboração de todos. Um mosquito pode prejudicar uma vida, cada um deve fazer a sua parte", afirmou o prefeito Vital Costa.
De acordo com o coordenador de vigilância sanitária, Rodrigo Patrício a população pode e deve colaborar limpando o próprio quintal com frequência, eliminando qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas PET, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água.
Em sua fala, a secretária de saúde, Drª América Loudal destacou que várias ações de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti vêm ocorrendo em nosso município, são mutirões de limpeza nas residências, os agentes de saúde intensificando suas atividades sempre orientando a população, ações educativas estão sendo realizadas em escolas e em locais estratégicos, além dos carros de fumacê. “A única forma de evitar uma epidemia de dengue é a prevenção, com combate sem tréguas ao mosquito, extinção dos locais de proliferação e educação da população”, declarou a secretária de Saúde de Araruna, Drª América Loudal.
Aos primeiros sintomas tais como: febre, dor de cabeça, dores no corpo, prostração, manchas avermelhadas na pele, dor nos olhos, o indivíduo deve procurar imediatamente o nosso Pronto Atendimento. Repouso e hidratação são extremamente importantes para o paciente com suspeita de Dengue.
O Poder Público não pode ficar sozinho nesta batalha, assim a população deve participar das ações e ajudar ao combate do Aedes Aegypti.
Dengue dói, Dengue mata! Juntos somos mais fortes.

Galeria de Fotos


Postado por: ASCOM-PMA

Fonte: https://www.araruna.pb.gov.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes