Últimas

Destaques

Araruna está entre os 78 municípios pioneiros do Brasil na Especialização em Desenvolvimento Local e ODS










                                                                                       


A Escola Nacional de Administração pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (25), em Brasília a cerimônia de encerramento do curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa edição foi dedicada a servidores públicos em exercício na administração pública municipal e a empregados de consórcios públicos municipais.
A Paraíba foi representada por 02 profissionais, incluindo o representante de Araruna, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural, Availdo Azevedo que foi classificado com a melhor pontuação entre mais de 1000 candidatos que disputaram 100 vagas oferecidas pelo curso, realizado em Brasília de 19 de novembro a 14 de dezembro de 2018 e de 11 de março a 25 de abril de 2019.
O diretor executivo da Enap, Diogo Costa, ressaltou que os novos especialistas terão o papel de fazer com que cada município se torne cada vez mais especial para seus cidadãos. O Prefeito Vital Costa ressaltou que o município busca uma gestão eficiente e produtiva para o bem da população e classificou como de real importância a presença de Araruna, através do Secretário Availdo.
Availdo Azevedo considerou excelente o curso e a oportunidade de Araruna está ao lado de metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e mais 74 municípios de todas as regiões do Brasil e agradeceu o apoio do Prefeito Vital Costa.
Sobre o curso - A capacitação é uma proposta inovadora de imersão de gestores públicos municipais na realidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir de aulas, oficinas, estudos de caso, palestras e simulações que irão defrontá-los com a aplicação prática de conceitos de gestão e políticas públicas que promovem o desenvolvimento local. Ao todo, foram 408 horas de aulas em caráter intensivo, além de mais de 70 horas de atividades extras para construção de rede, aprendizado instrumental e reflexões analíticas com palestras, mesas redondas e oficinas em temas como Inovação, Equilíbrio Fiscal, Coordenação de Políticas, Abordagem Comportamental de Políticas Públicas, Experiências Internacionais com ODS, Direitos Humanos, e Desafios da Gestão Pública.
Entre as disciplinas ofertadas durante a capacitação, Desenvolvimento e Municípios contemplou a apresentação de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1 a 17) com uma metodologia inovadora. A disciplina contou com a apresentação de um ODS por dia, sempre com a presença de um especialista da área, complementada com oficinas de estudo de caso real, que orientaram a trajetória do aluno durante o curso.

A oferta do curso foi possível devido à parceria com instituições qualificadas e com experiência em gestão local. Entre os apoiadores estão: Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia (Seges/ME); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Secretaria de Governo da Presidência da República; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Comunitas; Instituto República; Fundação Lemann; Humanize; Fundação Brava; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).
Ascom/PMA/ENAP
Fotos: ENAP

Postado por: ASCOM-PMA

Fonte: https://www.araruna.pb.gov.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes