Últimas

Destaques

Professor dá dicas de como ser aprovado no concurso da UFPB

Provas objetivas serão aplicadas nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, mas somente a Capital irá sediar as demais fases





                                                  
O professor e coach Wellbert Costa e sua turma do cursinho preparatório (Foto: Reprodução/ WhatsApp)


Faltam duas semanas para as provas objetivas do concurso público da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para técnico-administrativo e os mais de 74,9 mil de inscritos entram na reta final dos estudos. Para se dar bem no certame e ser aprovado, alguns pontos precisam ser levados em consideração. OPortal Correio conversou com o professor, coach e diretor do curso Everest, Wellbert Costa, que listou algumas das orientações. Acompanhe abaixo.

Concorrência
Segundo W. Costa, como é conhecido, os candidatos terão uma grande oportunidade, mas o concurso exigirá preparação. “Os alunos podem esperar um mega power concurso, uma concorrência muito grande, mas também uma boa oportunidade. O concurso tá vindo com a esperança de chamar mais do que o dobro das vagas, pois há a necessidade. Ele será acirrado e os ânimos estão à flor da pele, mas eles estão preparados”.
Preparação
A economista e concurseira Caroline Marques é uma das candidatas que concorrerá ao certame. Ao Portal Correio, ela contou que estuda cerca de três horas durante o dia teoria (material escrito e vídeo-aulas), e à noite resolve apenas questões, que leva mais três horas.
“Minha rotina de estudos é baseada em um cronograma em que coloco duas ou três disciplinas para revisar durante cada dia e à noite resolvo questões sobre as mesmas. Nos fins de semana assisto aulas presenciais de resolução de questões em um cursinho e também tento frequentar aulões sempre que a escola disponibiliza”, conta.
O professor orientou que os estudos precisam ser iniciados assim que o concurso é lançado. “A preparação tem que ser a longo prazo quando o concurso é público. Orientamos que os concurseiros comecem a estudar até antes do edital ser publicado. Outros estudam depois da publicação… Foram cerca de três meses de preparação. Caso não venha se preparando, ainda dá tempo. Com ajuda, é preciso, nessa situação, fazer um estudo intensificado, planejamento de horário e a tríade: revisão, resumos e questões. Esse seria o sucesso para ser aprovado em um concurso público desse porte”.
Caroline disse mesclar os estudos com materiais de cursos online e o material do curso presencial. “Cada um deles tem uma função importante e atende bem as minhas necessidades. O cursinho serve para dá um norte e mostrar quais são os pontos mais cobrados pela banca e assim o candidato pode ter um estudo direcionado”.
Vagas x dica
A dica do professor W. Costa é focar nas matérias específicas. “A maioria das vagas é para o cargo de assistente administrativo, então esse está sendo o assunto mais procurado. As questões de matérias específicas correspondem a quase metade da prova. A dica é focar nelas e fazer muitos exercícios, além de revisar o que se aprendeu até aqui”.
A concurseira Caroline diz que se preparou, mas confessa ainda não estar pronta para o dia da prova. “Embora já esteja na etapa de revisão, ainda não me sinto totalmente preparada para a prova. Há alguns pontos que precisam ser revistos. Contudo, nestas próximas semanas acredito que estarei mais confiante”.
Ansiedade
De acordo com Wellbert, o fator emocional é a maior dificuldade dos alunos na reta final e a preparação psicológica é fundamental para a aprovação.
“Na reta final a ansiedade bate na porta e é normal. O que fazer para controlar? Temos dado muito a dica de que não é só o conteúdo teórico e intelectual que tem sido fundamental na aprovação, mas se preparar emocionalmente; estar com o psicológico preparado”.
Caroline diz que sabe manobrar quando a crise chega. “Tento controlar a ansiedade com técnicas de respiração bem como reservando um horário na semana para alguma atividade de lazer, seja sair para jantar fora, ouvir uma música prazerosa ou apenas assistir a um filme”.
Curso motivacional
Neste domingo (24), o professor fará um treinamento de inteligência motivacional, no qual ele dará dicas para controlar a ansiedade e nervosismo e ensinará exercícios de respiração para fazer uma prova tranquila. O ‘Power Coach’ será o dia inteiro no Hotal Nord Luxor Tambaú. Para mais informações, acesse aqui.
Concurso
A prova objetiva será aplicada em 7 de abril nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico do Instituto AOCP, organizador da seleção.
Locais de prova
O exame também poderá ser aplicado em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município, o que será divulgado com antecedência.
O cartão de informação do candidato, com o local de prova, começou a ser emitido nessa segunda-feira (18). O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação do exame.
Fonte: https://portalcorreio.com.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes