Secretaria realiza formação com gestores das novas Escolas Cidadãs Integrais










                                                                                           



A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) está realizando a formação dos gestores das 52 novas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. A formação começou nesta segunda-feira (28), no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, e vai até dia 1º de fevereiro. O objetivo é apresentar as bases do modelo pedagógico e de gestão da Escola Cidadã Integral e fortalecer o processo de implantação desse novo modelo educacional no estado para os gestores das 52 escolas que se tornaram integrais em 2019. 

Conduzida pela equipe das Escolas Cidadãs Integrais da SEECT, e com 12 assessores de núcleo pedagógico e de gestão, a formação conta com a presença dos gestores e coordenadores das 14 Gerencias Regionais de Educação. Durante cinco dias, eles terão conhecimento sobre o funcionamento pedagógico, financeiro e administrativo do modelo de escola. Para serem inseridos na Escola Cidadã Integral todos os professores e gestores passaram por um processo seletivo. 
As formações estão sendo realizadas em três semanas. A primeira aconteceu do dia 21 a 25 de janeiro com a SEECT e a equipe das Gerências Regionais, a segunda está acontecendo esta semana com gestores e na próxima semana será com os professores.  O coordenador da Comissão das Escolas Cidadãs Integrais, Gabriel Gomes, disse que toda ação é voltada para o aluno. “Em nossa terceira semana de formação teremos um momento com os coordenadores, diretores e professores, para traçar as metas para que conseguiam construir o plano de ação, para que possamos atingir grandes objetivos, fazendo com que os alunos sejam o grande centro desse processo”, falou. 
Para a assessora pedagógica Audiléia Gonçalo, essa preparação é fundamental para melhor compreensão do modelo Cidadã Integral. “Esse é o primeiro momento antes das aulas, é a porta de entrada para eles compreenderem essa nova dinâmica da Escola Cidadã Integral. É uma ação importante para que eles possam apoiar esse processo de transição, de adaptação a esse novo modelo” disse. 
O secretário da SEECT, Aléssio Trindade, enfatizou o trabalho em equipe e falou da importância do papel de cada integrante da escola. “A escola cidadã integral tem o modelo próprio, o modelo inovador e nós precisamos passar esse modelo antes de iniciar as aulas, passar para todos os gestores e depois para todos os professores. Essa formação fortalece muito a escola e motiva os profissionais a sempre buscar elevar a educação pública da Paraíba. Com isso, já temos 84% de satisfação dos alunos”, contou. 
O gestor da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, Thiago Xavier, contou que a vivência no modelo de escola cidadã integral transforma a educação. “A gente vê o quanto uma Escola Cidadã Integral impacta na vida da comunidade escolar, onde todos são envolvidos nesse projeto. A formação continuada traz inovação e acompanhamento de atualidade, nos dando subsídios para pode gerenciar esse novo modelo de escola”, observou.

Fonte: PB Agora

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Secretaria realiza formação com gestores das novas Escolas Cidadãs Integrais"

Deixe um comentário!

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.