Confira os passos para passar em um concurso público em 2019

A rotina do concurseiro deve ser muito bem construída, porém, é importante preservar a saúde física e mental para fazer uma boa prova







O começar de um ano é sempre um momento propício para iniciar a caminhada em direção a um antigo sonho, mudar algum hábito ou lutar por um objetivo. Muitos brasileiros veem uma oportunidade de melhorar de vida com concursos públicos em todo o país.
No Brasil, existe um número muito grande de editais para a contratação de servidores públicos, alguns de nível médio e outros para quem tem ensino superior em diferentes setores. Existem concursos para analistas, área jurídica, educação, fiscal, militar, saúde e segurança. O volume grande de opções não representa um desafio simples de ser conquistado — os benefícios do funcionalismo público fazem com que a concorrência seja bem grande.
O primeiro passo a ser dado por um concurseiro é oriundo de um momento de introspecção, de entendimento se o concurso é algo que realmente se almeja. O candidato tem que ter vontade, propósito e encontrar forças para se dedicar com determinação aos estudos. Se possível, procure conversar com alguém que tenha passado pelo processo nos últimos anos.
O segundo passo é estruturar um planejamento. Ler o edital que se deseja prestar, entender quais são os conteúdos presentes na prova e quanto tempo o estudo precisa para ser concluído. Esse mapeamento vai mostrar qual a postura necessária. É válido se perguntar se o estilo de vida que se leva é adequado para atingir aquele objetivo ou se é preciso mudar algum costume.
Em um terceiro momento, procure materiais de estudo de qualidade e lembre-se de que na concorrência existem muitos indivíduos que estão se dedicando também — talvez há mais tempo. Com o material em mãos, crie uma rotina de estudos sadia e produtiva, organize um local para passar muito tempo com conforto.
Faça um plano para seus estudos. Organize os conteúdos, as disciplinas e, principalmente, o tempo. Pode ser em uma planilha, um quadro, lembretes, articulação de grupos de estudo, entre outros métodos. Cada um deve entender qual a forma de estudo mais produtiva. Por exemplo, um regime de metas pode ser positivo, mas também pode causar frustração, o que é extremamente negativo. Comece por conteúdos mais fáceis, que vão exigir menos tempo — assim, a chance de se deparar com mais tempo para estudar o que é mais difícil aumenta. Tome as decisões com calma e consciência.
Leve em conta a realização de fichamentos e resumos. Na grande maioria das vezes, os conteúdos são muito diversos, o que exige uma revisão dos mesmos antes do edital. Também pratique muitos exercícios, faça provas e simulados, procure perceber quais as tendências que o exame acompanha e os conteúdos que caem com mais frequência.
Busque construir pequenos rituais para amenizar a tensão provocada pelos estudos. Organize momentos para estudar e outros para descansar — um método utilizado por muitas pessoas é ligado a estímulos, pequenas recompensas para pequenas conquistas.
Por último, mas não menos importante, cuide do seu corpo e da sua sanidade mental. Exercícios físicos podem ajudar em uma rotina estressante. Momentos de convívio social também não devem ser esquecidos — limitados sim —, porém, as situações que promovem tranquilidade vão, sem dúvida, auxiliar.
Um passo de cada vez, muita dedicação e também calma em cada etapa do processo. Boa prova!


Por Redação  do Portal T5

Fonte: https://www.portalt5.com.br

                                                      

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Confira os passos para passar em um concurso público em 2019"

Deixe um comentário!

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.