Últimas

Destaques

Tacima/PB: Poder legislativo aprova lei que valoriza os professores








   
                                                                                               
Sessão Extraordinária (Foto: Aécio de Oliveira)


Após várias reuniões, conversas e diálogos, os professores do município de Tacima – PB, tiveram a aprovação da lei 020/2018 do PCCR (Plano de Cargos e Carreiras do Magistério).
A classe representada pelo SIND SERV, na pessoa da sua presidente, a professora Ida Maria de Jesus, se fez presente na sessão extraordinária que aconteceu na manhã de quinta-feira (27), que contou com 08 dos 09 vereadores da câmara municipal, com o representante do poder executivo, o Sr. Manoel Duarte (Chefe de Gabinete), que durante todas as negociações, esteve presente com os docentes, para a votação do projeto de lei que regulariza a situação da carga horária de 26 para 30 horas semanais, além de outras questões abordadas pelo plano.

A votação teve sua primeira sessão convocada de forma extraordinária no último dia vinte do mês em curso, sendo que diante de alguns questionamentos e desacordos por parte dos professores, foi remarcada uma reunião com o poder executivo e representantes dos profissionais, para discutir artigo por artigo do ‘projeto de lei’, onde após a reunião, já estaria marcada a sessão para que finalmente acontecesse a tão almejada votação.
Após a aprovação por unanimidade, os profissionais comemoraram essa conquista, parabenizando a gestão municipal por sempre se demonstrar aberta para os diálogos e negociações.
A presidente do SIND SERV, relatou em sua fala sobre o trabalho do sindicato no município de Tacima, e que desde 2015 almejavam a conquista das 30 horas de atividades para os profissionais do magistério. Ida destacou que além dessa vitória, outras melhorias vieram. Nas reuniões feitas com a gestão municipal, foram feitas algumas adequações com a nova lei do PCCR.
A sindicalista em sua fala, diz que a palavra mágica a ser sempre adotada pelos professores, é ‘união’, pois as conquistas, por menor que ela seja, tem o auxílio do sindicato, que sempre está disposto a auxiliar no que é preciso, mas que os professores, precisam se unir para que consigam muitas outras.
O presidente da comissão da educação da câmara municipal, o vereador João Manoel de Oliveira, que esteve presente nas reuniões com os professores, falou sobre a honra de estar à frente da referida comissão, e sobre a importância da classe se manter unida em busca dos seus objetivos. O mesmo destacou que o espirito da coletividade foi feito, e que a classe consegue com a aprovação do projeto, uma grande conquista.

Nenhuma conquista, é feita por um membro, ou um indivíduo, e sim pela coletividade”. Disse o vereador.

A professora Fabiana Martins Freitas, que esteve presente nas duas sessões da câmara, e também na reunião que aconteceu na prefeitura municipal de Tacima, também falou da alegria dessa conquista. A mesma destacou em sua fala que se sente feliz por fazer parte desse momento, e que compreende a gestão municipal, sobre o fato de a classe não conseguir cem por cento do que fora solicitado. Ela entende que o município só pode prometer, aquilo que está em suas condições reais de se cumprir.
Fabiana Martins Freitas, professora
(Foto: Aécio de Oliveira)

“Pra nós, é motivo de muita felicidade, poder alcançar a questão das trinta horas, e outras coisas que o plano contempla, como a questão das licenças para o aperfeiçoamento profissional”, Disse Fabiana.

A professora, destacou sobre a importância do plano atender os profissionais que saem de licença, com reconhecimento financeiro do município, pois a mesma estará a partir do próximo ano ingressando no mestrado, e sobre o que fala o documento sobre tal situação, ela destaca o seguinte:

“É importante esse reconhecimento das duas partes, pois não podemos nos valer apenas do município quando precisamos, mas também precisamos dá o retorno quando voltarmos as atividades normais, precisamos ter consciência disso, isso é uma motivação para as duas partes envolvidas [...]”
A professora agradeceu pela união de todos, desde a gestão municipal que sempre esteve aberta ao diálogo, ao sindicato e aos vereadores, que não se comportaram como oposição ou situação, e que nessa votação ela pode ver que foi em prol a uma causa, e não a uma bandeira partidária.

A sessão foi mediada pelo presidente da câmara Daniel Bezerra, que também fez a sua despedida da presidência do poder legislativo, mas que descreveu a conquista como um presente em seu trabalho.
O vereador destacou a importância do poder executivo, bem como o legislativo, em apoiar a classe nesse projeto.
Daniel Bezerra, Vereador (Foto: Arquivo Pessoal)

“Saio da presidência da casa, com o sentimento de dever cumprido, e em meio a tantos projetos elaborados por mim, e outros que foram aprovados com meu apoio, esse dos professores foi como um presente para mim.” Disse o vereador.

Daniel aproveitou o oportuno, e falou sobre um outro projeto que foi elucidado na bancada, que provavelmente em 2019 será votado pela ‘casa Terlópedes Cruz’, que é sobre a aposentadoria de professores que já tem o tempo de contribuição, mas, ainda não tem a idade de aposentadoria, devido as percas salariais. Se assim o fizeram, e o projeto já adotado por outros municípios que contempla esses profissionais for aprovado, funcionará da seguinte forma: A gestão municipal complementa a perca salarial que eles (professores) têm, mediante aposentadoria. O vereador destaca o projeto como um sonho, e que a partir da volta do recesso, os vereadores têm mais essa missão.

Ao final de tudo, restou aos professores agradecerem a gestão municipal pela disponibilidade durante toda a luta da classe e aplaudirem aos trabalhos da câmara pela transparência no processo, sem utilizar do projeto de lei para discutirem cores de bandeiras partidárias, encerrando essa batalha com o sentimento de vitória.  


por: Aécio de Oliveira

Fonte: https://aeciotacima.blogspot.com

2 comentários

  1. De suma importância a aprovação do PCCR para os professores e para todos que fazem parte da Educação do município de Tacima. Parabéns ao SIND SERV e todos que estiveram presente na seção tornando plano realidade!

    ResponderExcluir
  2. Prof○ Gerson
    Desde já venho parabenizar o poder publico municipal de Tacima na pessoa do Prefeito Erivam Bezerra e dos nobres vereadores da camara municipal pela aprovação do projeto que institui o regime das 30 horas para os professores. O que representa uma valorização real do professor garantindo uma remuneração digna para um profissional tão importante para a sociedade. Parabéns a todos nós professores por essa importante conquista.

    ResponderExcluir

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes