Últimas

Destaques

PB fecha 2018 com açudes secos e colapso em mais de 50 cidades

Prefeito de Aroeiras relatou que há um carro da prefeitura que é utilizado especificamente para o abastecimento





Açude de Boqueirão (Foto: Chico Martins/ JORNAL CORREIO)


Já passam de 50 as cidades e distritos em situação de racionamento na Paraíba. Na região da Borborema, o reservatório de Acauã entrou em colapso e desde 28 de novembro não está abastecendo o município de Aroeiras e o distrito de Novo Pedro Velho, que já estavam em racionamento. A cidade está em situação crítica de seca. Vários outros açudes estão secos na Paraíba.
Em contato com o Portal Correio, o prefeito de Aroeiras relatou que há um carro da prefeitura que é utilizado especificamente para o abastecimento de água da cidade, mas que não tem sido suficiente para chegar a toda população, uma vez que a demanda é maior.
“Já temos problemas hídricos aqui há mais de dez anos e quando começaram a implantar a adutora aqui, a Cagepa já tinha avisado que a água não dava pra abastecer a cidade por mais de 60 dias. Houve um tempo em que até tínhamos abastecimento de carro-pipa pelo exército, mas quando passou essa responsabilidade do governo de abastecimento da área urbana ficamos sem”, contou o gestor.
Sem previsão
“Não há previsão para que outras cidades da Borborema fiquem sem água por enquanto. Até o momento somente Aroeiras está nessa situação,” foi o que disse o gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ronaldo Menezes.
O gerente ainda explicou que a situação de seca na cidade se dá devido a condições técnicas de realizar a captação de água do reservatório de Boqueirão para o abastecimento do município. O açude de Acauã tem capacidade total de acumular 253 milhões (m³) de metros cúbicos de água, mas conta agora com menos de 20 milhões, menos de 8% do volume.
Boqueirão
De dezembro de 2014 até agosto de 2017, o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades, teve que passar por um longo período de racionamento. De início, o fornecimento era cortado nos sábados e voltava na manhã das segundas-feiras. Seis meses depois, houve ampliação e a população ficou sem água até as terças.
Além de Campina Grande, moradores das cidades de Queimadas, Lagoa Seca, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Boqueirão, Cabaceiras, Boa Vista e Sossego também foram afetados. Outros municípios que ficaram e permanecem atualmente em racionamento são as cidades de Caturité, Matinhas, Barra de Santana, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente de Seridó e distrito de Seridó.
A capacidade total de armazenamento do açude Boqueirão é de 411.686.287 m³. O açude conta com um volume de pouco mais de 97 milhões m³, o que equivale a pouco mais de 23% da capacidade total. Após obras no interior do estado, o bombeamento de água da transposição do São Francisco teve que ser suspenso para o açude de Boqueirão e o reservatório voltou a sofrer baixas.
Nenhum açude sangrando
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o estado tem 56 reservatórios com capacidade superior a 20% do volume total, 37 em observação (menor que 20% do volume total) e 35 em situação crítica (menor que 5% do volume total) e nenhum sangrando.
Previsão de chuvas
Ainda conforma a Aesa, a princípio não há previsão de chuvas nos próximos dias para cidades em situação de racionamento do Agreste e Cariri, mas é possível que chova no Sertão e também no Litoral, já que o período demanda mais chuvas para essas regiões.

Cidades em colapso

LOCALIDADEMANANCIAL
MontadasAçude Emídio
AreialAçude Covão
Algodão de JandaíraAçude Algodão
CuitéAçude Boqueirão do Cais
Nova FlorestaAçude Boqueirão do Cais
Frei MartinhoAçude Várzea Grande
PicuíAçude Várzea Grande
Nova PalmeiraAçude Caraíbeiras
PuxinanãAçude Milhã
SôssegoAçude Epitácio Pessoa
Gado BravoAçude Acauã
AmparoAçude Sumé
Aroeiras e distrito Novo Pedro VelhoAçude Acauã
Riacho Sto. AntonioAçude Riacho Santo Antônio
Riachão, Dona InêsAçude Canafístula II
Tacima e DamiãoAçude Canafístula II
Dist. Barreiros, Dist. LogradouroAçude Canafístula II
Dist. Cozinha e dist. De Bola.Açude Jandaía
MatureiaAçude Riacho das Moças
TeixeiraAçude Riacho das Moças
Riacho dos CavalosAçude Riacho dos Cavalos
Bernadino BatistaAçude Capivara
CarrapateiraBom Jesus I
Distrito de GravatáRio perenizado pelo açude de Engenheiro Avidos
         



Fonte:  https://portalcorreio.com.br                                            

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes