Últimas

Destaques

Audiência Pública sobre o abastecimento de água em Tacima e região











                                                                                           
Audiência Pública - Tacima/PB (Foto: Aécio de Oliveira)


Aconteceu na última quinta-feira (28.11.2018), no centro turístico Bié caboclo no município de Tacima - PB, uma audiência pública para esclarecimentos por parte das autoridades responsáveis, sobre o problema do abastecimento de água nas cidades de Tacima, Riachão, Damião e Dona Inês, que é responsabilidade da CAGEPA, que desde o mês de outubro, suspendeu o abastecimento de água das cidades acima citadas, mas manteve de forma alternada nas cidades de Araruna e Cacimba de dentro.
A audiência foi mediada pelo presidente da câmara municipal de Tacima, o vereador Daniel Bezerra, e contou com a presença do prefeito do município Erivan Bezerra, do vice-prefeito Bilac Soares, da Prefeita em Exercício do município de Riachão, Mª Daluz, do Vice-Prefeito da cidade de Dona Inês Demétrio Ferreira, dos vereadores dos municípios citados, e também com o diretor regional da CAGEPA o Sr. Edson, bem como secretários e outras autoridades dos municípios em foco.
Na fala de todos que tiveram o uso da palavra durante a audiência, os questionamentos direcionaram-se para a mesma questão:  Porquê os municípios de Araruna e Cacimba de Dentro recebem água nas torneiras e os demais municípios da região não?

Erivan Bezerra, Prefeito do município de Tacima - PB 
(Foto: Aécio de Oliveira)

O prefeito Erivan Bezerra destacou em sua fala sobre as dificuldades que o município tem enfrentado durante a crise hídrica na região:
“Nós temos aqui, 30 locais, incluindo escolas, até mesmo estaduais, postos de saúde, além dos 11 chafariz, e se formos tentarmos abastecer comunidade por comunidade, a prefeitura por si só, não encontra condições reais e recursos para assim o fazer”

O gestor também falou sobre o corte feito pelo governo federal sobre o abastecimento que acontecia na zona rural por parte do exército, e que recentemente foi comunicado sem explicações prévias e formais que esse serviço não aconteceria mais no município, prejudicando ainda mais a cidade.

Edson Araújo, diretor regional da CAGEPA
(Foto: Aécio de Oliveira)

O diretor da CAGEPA explicou que, mesmo diante a problemática instalada na região, devido a falta de chuva, o mesmo fica tranquilo, pois segundo ele, a empresa tem trabalhado ao longo do tempo com uma ‘certa’ coerência e responsabilidade, tratando todos os municípios de forma igualitária. Fala que não foi bem aceita por parte dos representantes ali presentes, que mesmo ele explicando as questões técnicas de o porque a empresa não está liberando a água para os demais municípios, o vice-prefeito Bilac Soares indagou sobre a fala do mesmo, que disse que os municípios de Araruna e Cacimba de dentro estariam de forma alternadas sendo abastecidos seis vezes por mês, e que para atender os demais municípios que compõem, seriam necessários 10 dias consecutivos; Bilac fez a observação que se a CAGEPA desde o princípio sabia que existia essa possibilidade de se fazer, porque não foi feito de forma que todos municípios fossem beneficiados. Bilac citou que contra fatos não há argumentos, e que dois municípios estavam tendo prioridades no abastecimento da água, enquanto os outros quatro que compõem a rede de abastecimentos, prejudicados. Sendo assim, não estava havendo tratamento igualitário.
Por fim, a diretoria da CAGEPA respondeu aos questionamentos feitos pelos representantes que ali se encontravam, sempre tocando na mesma tecla, do reservatório não ter mais volume de água armazenado para abastecer os municípios, devido a seca que castiga a região, mas disse que vai ver o que pode ser feito para o abastecimento das comunidades de Braga e Cachoeira, que dependem de um outro reservatório para o abastecimento. 


Fonte: https://aeciotacima.blogspot.com/

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes