Últimas

Destaques

Barragem de Jandaia seca e deixa 4 cidades do Brejo em colapso no abastecimento

Moradores dos municípios de Tacima, Dona Inês, Riachão e Damião, que já conviviam com um racionamento severo, agora não terão mais água nas torneiras





Faltando pouco mais de 2 meses para encerrar o ano de 2018, a região polarizada por Guarabira já sente os efeitos da estiagem prolongada. Nesta quarta-feira (17), a Cagepa anunciou que a barragem de Jandaia secou totalmente e deixou pelo menos quatro cidades sem abastecimento por tempo indeterminado.
Moradores dos municípios de Tacima, Dona Inês, Riachão e Damião, que já conviviam com um racionamento severo, agora não terão mais água nas torneiras até que sejam regularizadas as chuvas na região e recarregue o manancial. Outros dois municípios (Araruna e Cacimba de Dentro), que eram abastecidos pela mesma barragem, serão abastecidos com água da barragem de Canafístula 2, mas apenas 6 dias durante um mês.
O manancial de Canafístula 2 está com somente 18% de sua capacidade e a água existente também serve para atender as cidades de Solânea e Bananeiras, que estão em regime de racionamento.
Leia a íntegra do comunicado da Cagepa
COMUNICADO DE ALTERAÇÃO NA ESCALA DE RACIONAMENTO
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa – Gerência Regional do Brejo, comunica aos usuários das cidades de Araruna e Cacimba de Dentro, que a escala de racionamento será alterada, a partir desta segunda-feira (22), passando a operar três dias a cada duas semanas.
Comunica ainda que, com o colapso total da barragem de Jandaia, ocorrido essa semana, e com o baixo volume do manancial de Canafístula 2, que encontra-se atualmente com apenas 18% de sua capacidade, os municípios de Tacima, Dona Inês, Riachão e Damião, deixarão de ser abastecidos pela Cagepa, até que as chuvas sejam regularizadas.
A Cagepa está comunicando ao Ministério Público Estadual, Defesa Civil e às prefeituras e câmaras municipais dos respectivos municípios, afim de que adotem as medidas necessárias para garantir o abastecimento através de vias alternativas.
Guarabira, 17 de outubro de 2018.
Gerência Regional do Brejo
por: 
Fonte: https://www.portal25horas.com.br
                                                      

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes