Cursos técnicos ajudam paraibanos na disputa por vagas no mercado de trabalho











                                                                                       



A qualidade do ensino básico é um fator que interfere e pode dificultar a busca por emprego. Aproximadamente 70% dos alunos que concluíram o Ensino Médio no Brasil apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática e em português.
Uma das consequências disso é o elevado índice de desemprego entre os jovens no estado da Paraíba. No segundo trimestre deste ano, 26% dos jovens entre 18 e 24 anos estavam desempregados na Paraíba. O número é 135% maior que o índice de desemprego total do estado, que é de 11%.
O Gerente Executivo de Estudos e Prospectiva da CNI, Márcio Guerra, considera que os cursos profissionais são uma excelente opção de qualificação que abre portas para futuras oportunidades.

“Você tem cursos técnicos e cursos que fazem com que a chance de ingressar no mercado de trabalho acabe aumentando. Então a educação profissional, ela forma com um olhar muito do mercado de trabalho”.
Na opinião da professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília, UnB, Débora Barem, os cursos técnicos são fundamentais para unir teoria e prática.
“O curso técnico ajuda o indivíduo a entender que não pode ficar só na teoria. Você vai aprender fazer, pegar numa máquina, construir, construir habilidade técnica”.
Além da possibilidade de um salário melhor, os cursos técnicos profissionais são responsáveis por abrir para oportunidades de emprego. Cerca de 80% dos estudantes que concluíram cursos técnicos no ano passado foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano.
Segundo pesquisa publicada pela Fundação Dom Cabral, em 2016, 40% das empresas que se deparam com problemas na hora da contratação apresentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados de nível técnico.

Agência Rádio 
via: http://www.paraiba.com.br

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.