Pirpirituba realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF












                                                                                           



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pirpirituba-PB (CMDCA) e a Comissão Intersetorial Pelos Direitos da Infância e Adolescência, com apoio da Prefeitura Municipal de Pirpirituba, realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, nesta terça-feira (28/08), às 08:00h, no ginásio da Escola Municipal Nossa Senhora de Aparecida.
A solenidade de abertura contou com a presença da Promotora Edvane Saraiva, representando do Ministério Público, o Secretário de Cultura e Turismo, e articulador do selo Unicef, Tony Sousa, o Secretário de Desenvolvimento Social, Teolysses Paiva, o Secretário de Esportes, Ideraldo Vale, o Diretor de Políticas para a juventude, Elianilton Alves, a Assistente Social do responsável pelo projeto, Roberta Cristina, a Secretária Adjunta de Educação, Luciana Costa, além de profissionais da saúde, educação, social, e a presença primordial dos jovens pirpiritubenses, alunos da Rede Municipal de Ensino.
UNICEF é a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês “United Nations Children’s Fund” e é uma agência das Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.
O 1° Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.
Na ocasião, 11 grupos de trabalho se reuniram para debater os seguintes temas:
  1. Direito ao Registro Civil;
  2. Evasão escolar;
  3. Programas, Benefícios e Serviços Sociais para famílias vulneráveis;
  4. Alimentação infantil;
  5. Gravidez na adolescência;
  6. Pré-natal;
  7. Óbito materno;
  8. Qualidade da educação;
  9. Direito à vida;
  10. Violência contra a criança e adolescente;
  11. Protagonismo Juvenil.
O Fórum Comunitário é uma potente ferramenta de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do seu município vivenciada nos Fóruns é fundamental. O fórum objetiva:
  • Analisar as condições de vida da infância e da adolescência e identificação das políticas públicas e oferta de serviços;
  • Planejar ações para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades;
  • Monitorar e avaliar, de forma participativa, os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 18 anos incompletos.
Fonte: ManchetePB

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.