Últimas

Destaques

Sessão especial discute a Segurança Pública do município de Araruna, veja o resumo














                                                                                           


Nesta quarta (30) foi realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Araruna/PB, sob a presidência do vereador Adailson Bernardo (PSB). Essa sessão foi provocada através do requerimento nº 092/2018 apresentado e votado na sessão ordinária do dia 13 de abril de autoria do parlamentar mirim Adailson Bernardo, onde o objetivo foi debater com o CONSEG (Conselho Municipal de Segurança Pública de Araruna) as ações que estão sendo implementadas através do mesmo no âmbito do município na segurança pública, na qual foram convidadas as seguintes autoridades municipais: CONSEG, prefeito Vital Costa, vereadores, representantes dos sindicatos, representante das igrejas, representantes das principais escolas, Ministério Publico, Justiça, Delegado, Comandante da policia militar local, Conselho tutelar.  
Compareceu na sessão o Prefeito Vital Costa, o representante da polícia militar e CONSEG Tenente Fábio Rodrigues, Edvaldo Santos diretor da Escola João Alves Torres, Leandra Avelar representante do Sindicato e o Pastor Onias Ferreira da Igreja Assembleia de Deus. Não compareceu a sessão o presidente do CONSEG, o promotor de justiça, o Juiz de Direito, a polícia civil e o conselho tutelar.
O Tenente Fábio Rodrigues disse que Araruna passa por uma crise na segurança, onde se criou um conselho de segurança – CONSEG, bem como a Casa Legislativa deu apoio na criação da ROTAM, na qual foi doado rádio de comunicação para essa equipe e ressaltou que estão recebendo novos equipamentos de comunicação. Enfatizou que o conselho está caminhando bem e que na última reunião foi deliberado o Centro de monitoramento através da polícia militar, poder executivo e Ministério Público que será instalado na companhia de polícia e serão colocadas câmeras de vigilância em vários locais da cidade. Também foi feito contato com outras empresas vendo a possibilidade do uso de drones, visando um bom atendimento à população e prestando um serviço de qualidade. Por fim, disse que o conselho busca parceria e que esse momento é de união, pois a sociedade clama por ajuda e segurança.
O diretor da Escola João Alves Torres, Edvaldo Santos, disse que foi realizada no ano passado a primeira medida na escola, um seminário de combate as drogas, onde os professores dedicavam um tempo de sua aula para explicar os malefícios que as drogas causam na vida de um jovem. Posteriormente foi feito um levantamento dos alunos que são usuários de entorpecentes e juntamente com o Conselho Tutelar se reuniram com os pais para abordar o assunto e ver a melhor forma de ajudar as famílias. Expôs ainda que essas medidas estejam dando bons frutos com o apoio da polícia militar. Ao final disse que fez uma parceria com uma empresa de segurança, onde eles ficam na frente da escola a partir das 21h00min na saída dos alunos no turno noturno, e que estão fazendo o possível para oferecer uma escola e educação de qualidade.
O prefeito Vital Costa disse que teve a felicidade de criar o Conselho de Segurança Municipal (CONSEG), que foi uma das exigências das instituições do município, que esse conselho é composto de vários representantes de setores de Araruna. Ressaltou que está preparando um Projeto de Lei que cria a Guarda Municipal e que será possivelmente encaminhado no segundo semestre desse ano corrente para a Casa Legislativa, em seguida parabenizou esta Casa por promover essa reunião para debater um assunto tão importante. Disse ainda que está buscando junto com o CONSEG e Ministério Público a melhoria e ampliação da Companhia de Polícia para melhor acomodar os policiais, bem como um projeto de monitoramento da cidade. Por fim, se mostrou aberto ao diálogo e a futuros convites de outras reuniões que venham debater o melhor para a cidade de Araruna.
A vereadora Lurdinha Odon disse que a segurança é uma das maiores preocupações no nosso país, que atualmente os valores estão invertidos, onde vemos os jovens e adultos com falta de respeito gerando violência e outras coisas negativas. Enfatizou que se fala muito em tomar medidas para isso e aquilo, e sempre se permanece a mesma coisa, afirmou que só se resolve os problemas com união e educação de todos.
O vereador Francisco Railton (Pepeta) agradeceu aos representantes das instituições pelo trabalho desempenhado para melhorar a segurança do município e disse que está a disposição para sempre ajudar no que for preciso para o crescimento de Araruna.
O vereador Luís Martiniano relatou que hoje o país não nos dá segurança, que a polícia faz seu trabalho de prender os meliantes, aí vem a justiça e solta, o problema da segurança e o que está acontecendo no mundo é a falta de Deus no coração, onde estamos vivendo numa sociedade manipulada, falta de identidade e princípios morais. Ressaltou que todos os problemas de hoje depende de cada um de nós, da sociedade e dos poderes constituintes, na qual possam ver de forma séria e realista para que as coisas funcionem. Ao final parabenizou a Casa Legislativa por ter realizado esta sessão.
O vereador Antônio Olinto reforçou que a segurança pública do Brasil está ameaçada, que é um caso complexo devido as Leis que regem o país, pois um adolescente não pode ser preso, nem mostrado seu rosto e nem seu nome, como podemos falar de segurança se existe esse tipo de lei que protege o infrator. Ainda com a palavra disse que muita coisa tem que ser revista para que se possa ter um segurança de verdade.
O vereador Adailson Bernardo falou que o lado repressivo está bem representado pela polícia por apresentar dados significativos, se referiu também ao prefeito que está fazendo a parceria para que seja implantado o monitoramento por câmeras, sendo bem vindo para a cidade e de grande serventia. O legislador observou através do debate que o índice de uso de drogas está bastante alto, na qual propôs para o CONSEG a criação do conselho antidrogas para que possa criar ações para evitar o aumento do uso dos entorpecentes, bem como ser mais assídua a participação do Conselho Tutelar na prevenção do uso de qualquer droga nos menores de idade.
Ao final da sessão houve perguntas e respostas a respeito do tema entre participantes e vereadores, sendo de grande valia para melhorar e reforçar a segurança pública do município de Araruna.
  
A sessão contou com a presença dos Vereadores: Adailson Bernardo, Antônio Olinto da Costa, Antônio Bernardo de Sousa, Francisco Railton Neves Pontes, Luís Martiniano e Maria de Lourdes S. de Macêdo. Os vereadores Carlos Antônio de Souza Teixeira, Caio Ludgério, Rodolfo Cordeiro, Francisco Edinaldo Pontes Martins e Jefferson Targino não se fizeram presentes.

Assista na íntegra à sessão: 


Por: ASCOM - CMA

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes