Últimas

Destaques

Aesa comemora recarga de açudes e alerta para rompimentos de particulares
















                                                     


O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, está medindo nesta quarta-feira, 11, a média de 24,3% de sua capacidade total graças às fortes chuvas na região do Cariri e Curimataú paraibanos.

Segundo o presidente da Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, o açude que tem mais acumulado água devido às chuvas é justamente o Boqueirão, seguido de Coremas e depois de Mãe D’água.
Ele ainda disse que Camará, no Brejo, também tem recebido aporte mesmo não sendo o período chuvoso da região.
Apesar de o período ser propício para chuvas e recargas, João ressaltou que existem muitos açudes ainda em situação difícil.
– A situação tem sido boa. Chove no Sertão e Cariri e é algo que esperávamos. Ainda temos grande quantidade de açudes em situação difícil. O mês de abril é o que mais chove e a tendência é que muitos comecem a se recuperar – disse.
Fotos: Paraibaonline
De acordo com a Aesa, dos 127 mananciais monitorados no Estado, sete estão sangrando.
João Fernandes alertou ainda para os mananciais particulares que estão se rompendo na Paraíba. Ele disse que o Estado tem responsabilidade somente sobre os que são oficiais e monitorados.
– Muitos reservatórios não foram construídos dentro das técnicas devidas e quando passa um período de 7 anos de seca, os pequenos mananciais sofrem bastante por não terem sido construídos da maneira correta. E são esses que estão causando problemas. Os proprietários podem ser responsabilizados até judicialmente – ressaltou.
Entre os açudes monitorados pela Aesa, não foi registrado nenhum rompimento.
*Informações da Rádio Campina FM
Fonte: https://paraibaonline.com.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes