Especialista diz que 2018 deve apresentar chuvas acima da média na PB













                                                                                       



Um levantamento apresentado pelo Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, Luiz Carlos Baldicero Molion, destaca que neste ano de2018, haverá chuvas acima da média histórica na Paraíba. Ele se baseia em modelos de períodos anteriores em que o fenômeno ‘La Niña’ surge forte e resfria águas do Oceano Pacífi co. Entretanto, o quadro não se repetirá no ano seguinte.

A estiagem que já dura mais de 6 anos na Paraíba está com os dias contados.  De acordo com o pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os efeitos do fenômeno climático “La Ninã”, que corresponde ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico, favorecem chuvas acima da média, principalmente no Litoral, Cariri e Sertão, até meados de 2019. Baseando sua previsão no método de similaridade, o meteorologista diz que 2018 deverá apresentar chuvas acima da média histórica, semelhante ao inverno ocorrido no ano de 2000.

Molion lembra ainda que, faltando menos de 30 dias para 2018, o inverno previsto é baseado no método conhecido como similaridade, ou seja, quando é realizada uma avaliação global do clima para encontrar em anos passados características climáticas semelhantes as que estamos vivenciando agora. Além disso, o fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, segundo o pesquisador, é sempre um bom sinal de inverno no Semiárido brasileiro. No entanto, segundo esse mesmo método, o ano de 2019 não deve dar sequência aos dias chuvosos em virtude de uma retomada do fenômeno El Niño.

Fonte: https://www2.pbagora.com.br

Share to Facebook Share to Twitter Share to LinkedinStumble It Share to Google Buzz Mais...

veja também

0 comentários em: "Especialista diz que 2018 deve apresentar chuvas acima da média na PB"

Deixe um comentário!

Publicidade how to make gifs

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados.