Últimas

Destaques

Acauã seca e Aesa suspende retirada de água do Rio Paraíba

Popularmente conhecida como Acauã, a barragem Argemiro de Figueiredo está com apenas 3,77% da capacidade












                                                                                         
Chico Martins. (Foto: Chico Martins/Correio da Paraíba).


A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) suspendeu a retirada de água do Rio Paraíba, no trecho entre o açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, e a barragem de captação da Cagepa, no município de Itabaiana.
A suspensão, feita por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19), ocorre devido ao baixo nível do reservatório Argemiro de Figueiredo.
Popularmente conhecida como Acauã, a barragem Argemiro de Figueiredo está com apenas 3,77% da capacidade, o que equivale a 9,5 milhões de metros cúbicos. O reservatório abastece os municípios de Itabaiana, Pilar, Juripiranga, São José dos Ramos, Boqueirão de Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, Aroeiras, Gado Bravo e o distrito Pedro Velho.
“Sabemos que algumas atividades econômicas como agricultura, pecuária e aquicultura podem ser prejudicadas, mas o consumo humano e animal são prioridades, daí a necessidade de tomarmos esta medida para garantir o abastecimento das cidades”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.
De acordo com a resolução, quando o abastecimento na barragem de Itabaiana for normalizado serão permitidas retiradas ou captações de água para áreas de até meio hectare onde sejam realizadas agricultura de subsistência, aquicultura, carcinicultura e piscicultura. Ainda não há previsão de quando o fornecimento será regularizado.
“Vamos realizar fiscalizações periódicas com a utilização de drones e o apoio da Polícia Militar. Quem descumprir, pode ser multado e ter a bomba lacrada ou até mesmo apreendida”, alertou João Fernandes.
Fonte: http://portalcorreio.com.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes