Últimas

Destaques

A colossal Pedra da Macambira em Araruna














                                                                                   
Pedra da Macambira em Araruna - PB. Foto: Carla Belke.


A colossal Pedra da Macambira é  um imenso bloco granítico situado na porção norte do município de Araruna, no curimataú paraibano, no Vale do Rio Calabouço, rica em grutas, nascentes de água e escrituras rupestres, e sendo uma das divisas naturais da Paraíba e Rio Grande do Norte. Estando localizada em uma propriedade privada na zona rural de mesmo nome "Sítio Macambira". .  
Neste afloramento rochoso nasce naturalmente a macambira (Bromelia laciniosa), planta presente em grande parte da vegetação nordestina do Brasil, no bioma caatinga, muito utilizada para o sustento bovino em tempos de secas. 
Da família das bromeliáceas, as macambiras que dão nome à Pedra.
Foto: @aventuramang

Cruzeiro no alto da Pedra da Macambira, manifestação comum em muitas elevações
 interioranas. Fonte: @aventuramango     

Situada a uma latitude de 6º 29'0,5.79" Sul e longitude de 35º46'29" Oeste, a Pedra da Macambira possui cerca de 100 metros de comprimento e 80 metros de largura na sua parte superior, sendo um dos maiores afloramentos rochosos do município. 
Divisa dos estados PB e RN, Pedra da Macambira e comunidade São José (Araruna)
Fonte: Google Maps.    

Mapa de Araruna - PB, indicando a direção da cidade á pedra. Fonte: Wikimapia.
Partindo da sede de Araruna até a Pedra da Macambira, são cerca de 8 km, onde se deve ir a saída da cidade em direção ao Rio Grande do Norte, sair do asfalto e adentrar na comunidade rural "Varelo de Cima" e seguir em direção ao Sítio Macambira e a comunidade São José. A estrada vicinal é estreita, porém, a imensa dimensão da rocha ajuda guiar os desbravadores. 
No topo de seus mais de 380 metros de altitude desta rocha é possível se observar todas as paisagens em seu redor, como a sede da cidade e municípios vizinhos. Nas proximidades da rocha  se localiza a comunidade rural denominada São José. 

Magnitude da Pedra da Macambira. Fonte: Herbert Dantas
Embora não tenha a mesma badalação verificada na Pedra da Boca, a Pedra da Macambira não decepciona, e sim surpreende, além da sua enorme dimensão, com suas fissuras, possuindo até uma que se assemelharia a uma boca, porém com dentes, é uma excelente opção para os amantes do bucolismo e da natureza. Ambas, ("Bôca" e Macambira) fazem parte do patrimônio natural de Araruna - PB.
O local tem grande vocação para os esportes radicais e de aventura, e esta aos poucos sendo frequentado por turistas de diversas regiões que praticam esportes como pedalada, corrida, rapel e escalada, além de possuir muitas trilhas, o que favorece esportes diversos.  Suas trilhas são curtas, mas exigem um preparo físico mínimo, possuindo mais de 1 (um) quilometro, em trechos íngremes, com densa vegetação.

A Pedra da Macambira está sendo "descoberta" por muitas pessoas, que ao desbravarem a região acabam se encantando pelo lugar, e se sentem admirados por este imenso colosso granítico.
Visão panorâmica da Pedra da Macambira. Foto: Carla Belke.

Por: Wellington Rafael

Fonte: http://wellingtonrafael.blogspot.com.br/

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes