O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou, nessa quinta-feira (28), na cidade de Guarabira, a formatura de 342 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu no ginásio do Ciec (Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura) e contou com a presença do leão Dare, o mascote do Proerd. Além de certificados aos alunos que concluíram o curso, houve entrega de premiação para a melhor redação.
O Proerd é um programa educativo desenvolvido e aplicado pela Polícia Militar, com a finalidade de promover a integração entre a polícia, a escola e a família para que, todos juntos, possam enfrentar a problemática das drogas e da violência. Os alunos que participam do programa são da educação infantil até o 5º ano e estudam em escolas da rede pública e particular de ensino.
Durante o curso, os instrutores, todos policiais militares, passam às crianças e adolescentes informações sobre as drogas ilícitas e as suas consequências. Para o comandante do 4º BPM, major Gilberto, que esteve presente à solenidade de formatura, o Proerd é uma importante forma de prevenção e, com o programa, as crianças são educadas para dizer não às drogas, em defesa da vida, das famílias e do próximo.
Somente na área do 4º BPM, o Proerd já formou, no primeiro semestre deste ano, um total de 4.506 alunos, sendo 3.924 do ensino infantil e séries iniciais e 582 do 5º ano. O Proerd tem como modelo o Dare (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido junto ao Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983.
No Estado da Paraíba, o Proerd foi implantado pela Polícia Militar no ano de 2000 e já formou dezenas de milhares de alunos.
por: Michele Marques
Fonte: http://portalmidia.net

Nenhum comentário