Últimas

Destaques

Universidade Estadual da Paraíba realiza Colação de Grau extraordinária e forma novos 300 profissionais



                                        

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), cumprindo sua missão de formar profissionais e cidadãos para a vida, realizou através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) a Colação de Grau extraordinária do período letivo 2016/2. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (26), no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó.
Realizada durante a greve dos técnicos administrativos e docentes, a assembleia solene conferiu o grau acadêmico extraordinariamente aos estudantes concluintes que conseguiram integralizar devidamente toda carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo originariamente previsto no Calendário Acadêmico 2016/2.
Presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, a solenidade reuniu pró-reitores, diretores de Centros, chefes de Departamentos, coordenadores de Cursos, professores, familiares e amigos dos formandos. Colaram grau formandos de 32 cursos de graduação do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Educação (CEDUC), do Câmpus de Campina Grande.
Também receberam o grau acadêmico graduandos do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus de Lagoa Seca; do Centro de Humanidades (CH), Câmpus de Guarabira; do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus de João Pessoa; do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus de Monteiro; do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus de Patos; e do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Câmpus de Araruna.
A entrada das congregações de professores, o hino nacional executado pelo professor e músico Luizinho Calixto e a homenagem póstuma ao professor Eduardo Barbosa Bezerra eternizaram o momento. O formando Fernando Batista Wanderley, do Bacharelado em Direito, fez o juramento em nome de todos os concluintes, enquanto o formando José Vitor de Macedo Santos, do curso de Odontologia do Câmpus de Araruna, foi o Orador Oficial das turmas.
Em seu discurso, o Orador falou da trajetória dos concluintes, desde a entrada na Universidade e as dificuldades que enfrentaram até chegar a conclusão do curso. Emocionado, ele disse que o 26 de maio de 2017 ficará marcado eternamente nas vidas dos formandos, dos familiares e professores dos concluintes. Fernando lembrou que ao longo do curso os concluintes obtiveram novos conhecimentos, adquiriram experiência e mudaram suas vidas para melhor. “Choramos, sorrimos e celebramos juntos. Agora que conquistamos o diploma de curso superior seremos entregues a sociedade, que é bastante exigente”, disse.
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a homenagem póstuma que a UEPB prestou ao professor Eduardo Barbosa Bezerra, escolhido como o Paraninfo Geral das turmas. Após a leitura do currículo do homenageado, foi feito um minuto de silêncio, só quebrado com os aplausos dos presentes.
Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão fez uma “radiografia” do atual momento político e econômico que o país enfrenta e que, inevitavelmente, afeta a UEPB. Eli ressaltou que a Colação de Grau extraordinária não se consiste em uma mera repetição de um ato que acontece a cada semestre, mas na renovação das turmas de concluintes, da Universidade e da sociedade que recebe profissionais prontos para atuar. Ele destacou que a solenidade também se reveste de outro significado, pois foi realizada para a turma concluinte do período 2016.2 ainda dentro das celebrações do Jubileu dos 50 anos da UEPB.
O professor enfatizou que ao longo desse período a Instituição compartilha conhecimentos e contribui para capacitar cidadãos e cidadãs de várias gerações, raças, culturas e classes sociais de diversos cantos do Brasil, especialmente da Paraíba. A missão da UEPB, segundo ele, é uma aposta na transformação social pela educação, capaz de criar uma sociedade mais justa e fraterna. Ao contextualizar o momento, ele observou, no entanto, que os novos profissionais concluíram seus cursos em um tempo de incertezas para a UEPB e para o país, que vive dias de grande turbulência nacional e local.
Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos alunos. Em nome de todos os formandos, a concluinte Ana Kardina Medeiros Morais, do curso de Odontologia, recebeu o grau conferido pelo professor Altamir Souto Dias, pró-reitor adjunto de Graduação.

                                                      


















Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti e Paizinha Lemos
Fonte: http://www.uepb.edu.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes