Últimas

Destaques

Araruna: Quem tem medo da oposição? O poder da União



                                             

Em 1992, o candidato do PMDB Nivaldo Isidro Alves foi eleito prefeito do município de Araruna com uma votação de 4.706 votos (47,50%), contra os 4.663 votos recebidos por Raul Câmara (47,06%), foi à eleição mais apertada do histórico eleitoral, onde se observou uma diferença mínima entre os candidatos de situação e oposição. 
                
O resultado de APENAS 43 votos mostra que o resultado poderia ter tido outros desdobramentos se a oposição estivesse caminhando unida naquele pleito.  Temos como destaque para a votação de Luís Torres filho da finada Celeste, terceiro colocado no pleito onde recebeu 444 votos (4,44%). Tivesse este, sido o vice de Raul, provavelmente a oposição teria sido eleita.
                
Curioso que o candidato derrotado Raul Câmara pai de Cláudio José e tio de Vital Costa (candidatos no próximo pleito 2016), disse aos correligionários que iria assumir o mandato, o que nunca ocorria. Isso fez surgir à expressão “É CONVERSEIRO DE SEU RAUL”, que cotidianamente ouvimos na cidade.

Resultado do Pleito de 1992:
*PMDB - Nivaldo Izidro Alves - 4.706 votos (47,50%) ELEITO
*PFL – Raul Câmara Costa -       4.663 votos (47,50%)
*PST – Luis Januário Torres –    444 votos (4,44%)
*PT – Zé Carnauba –                    92 votos  (1,00%)

                
20 anos depois, no ano de 2012, observamos outro caso semelhante, que nos faz lembrarmos 92, pois novamente a votação dos candidatos da oposição ultrapassariam a votação do candidato eleito.  Novamente uma união das oposições, poderia talvez, ter obtido um resultado de sucesso nas urnas.
                
Tivemos nesta eleição a candidata à reeleição Wilma Targino Maranhão conquistando seu quarto mandato como prefeita de Araruna. Wilma venceu os opositores Vital Costa, e Availdo Azevedo respectivamente, mas os números nos mostram algumas observações:

Resultado do Pleito de 2012:
*PMDB – Wilma Targino Maranhão – 4,453 votos (44,50%) ELEITA
* PTB –     Vital Costa –                           3,479 votos (34,77%)
*PSB – Availdo Azevedo -                       2074 votos (20,73%)

                
O resultado de 2012 mostra que nesta eleição, que a oposição teve ainda mais força que em 92, pois somados a maioria sobre o candidato eleito era bem maior, 1.110 votos. E que uma união poderia ter talvez, levado à oposição a vitória, pois os votos da oposição somada foi de 5553 votos contra 4,453 dados á candidata eleita.
                
Para os que trabalham com hipóteses invés de resultados reais, nota-se que este ano, teremos as oposições unidas neste pleito, não trabalhando com o “Se”, mas com uma junção real. Particularmente acredito que tanto em 1992, quanto em 2012, se as oposições estivessem “marchando” já unidas à situação teria muito mais trabalho, e se esforçaria mais para não perder, já que essa possibilidade foi real.
                
2016 mostrará á Araruna o resultado desta curiosidade, o poder da oposição, mas sem claro não menosprezar a inteligência eleitoral da situação, que capitaneada por Wilma Maranhão que vem obtendo sucessos eleitorais á quatro décadas seguidas. Fica a pergunta: A hegemonia será quebrada?

Por: Wellington Rafael da Silva. 07/07/2016.

via: http://www.araruna1.com/

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes