Novas estruturas dos cursos de Engenharia Civil, Física e Odontologia do Câmpus VIII serão inauguradas sexta (19)
O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, ganhou novas estruturas para funcionamento dos cursos de Engenharia Civil e Física. Moderno, amplo, confortável e funcional, o complexo de Engenharia Civil e as clínicas odontológicas serão inaugurados na próxima sexta-feira (19), em solenidade a ser presidida pelo reitor Rangel Junior.


Diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, o professor Raimundo Leidimar Bezerra afirmou que a construção do prédio para o curso de Engenharia Civil atende a uma importante demanda do Câmpus e marca um novo tempo na formação dos futuros profissionais da área. As instalações, segundo ele, são modernas e adequadas para o curso. “Realmente é um prédio moderno e ideal para o curso de Engenharia Civil. As instalações contemplam todos os laboratórios e com salas de aulas suficientes”, disse o professor.
Clínicas odontológicas vão atender a população

Os prédios onde vão funcionar as clínicas foram totalmente reformados. Os serviços foram necessários para a montagem dos equipamentos, a exemplo do compressor de ar, e das 43 cadeiras odontológicas. No local foram feitos reparos de pisos, instalação de portas de chumbo e baritagem das salas de raio-X, instalação física dos autoclaves da sala de expurgo e construção de casas de transformadores, confecção de balcões e armários para guardar os materiais dos alunos, além de confecção dos escaninhos para guardar os instrumentos esterilizados.

Segundo o pró-reitor Álvaro Luiz, as clínicas foram construídas dentro dos padrões determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de atender aos estudantes do curso, as clínicas possibilitarão ao CCTS prestar um novo serviço gratuito a população de Araúna e região. No local serão realizados atendimentos em periodontia, endodontia (tratamento de canal), cirurgia geral, atendimento odontopediátrico e geriátrico, reabilitação oral (prótese), dentística restauradora, diagnóstico por imagem e diagnóstico de neoplasia.
Para isso, a coordenação do Curso já está cadastrando pacientes que queiram ser atendidos nas clínicas odontológicas da Instituição. O diretor do Câmpus VIII enfatiza que a instalação das clínicas trará muitos benefícios não apenas para os alunos do curso, mas principalmente para a comunidade, que poderá usufruir de serviços gratuitos e de qualidade.
“Esse era um sonho do Câmpus VIII que está prestes a ser realizado. Antes os estudantes de Odontologia faziam as aulas práticas em Campina Grande. Agora eles poderão fazer no local onde estudam. Foi sem dúvida uma conquista importante”, afirmou professor Leidimar.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Fotos: Paizinha Lemos
Nenhum comentário