Últimas

Destaques

Programa leva educação física, nutricionista e fisioterapeuta














                                                                                     


O Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) completa 10 anos de fundação em 2018. Em Campina Grande, o NASF está levando acompanhamento de saúde para milhares de pessoas. A coordenação do programa estima que metade da população atendida pela Rede de Atenção Básica à Saúde recebe os serviços do núcleo.
O programa é desenvolvido por nove equipes com um total de 40 profissionais. As equipes multidisciplinares têm educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.
Os profissionais prestam acompanhamento em domicílio a pacientes acamados, levam informações sobre prevenção e promoção à saúde nas Unidades Básicas de Saúde, fazem atividades nas salas de espera das unidades e em espaços como as Academias de Saúde
“Não consiste em um tratamento em saúde, mas de uma atividade associada ao trabalho dos enfermeiros e médicos de saúde da família e da comunidade para levar mais qualidade de vida e auxiliar na recuperação ou na manutenção da saúde dessas pessoas”, explicou o Coordenador Municipal do NASF, Valdemiro Júnior.
Valdemiro explicou que o atendimento não é ambulatorial, mas consiste também em avaliação, orientação e encaminhamento de pacientes.
“Em muitos casos o médico generalista da unidade encaminha um paciente com dores na coluna, por exemplo, para fazer exames e sessões de fisioterapia. Em casos assim a nossa equipe consegue identificar na rotina dessas pessoas que tipo de conduta ocupacional inadequada pode estar causando essas dores e orientar para a postura correta, além de acompanhar esse paciente em atividades físicas de recuperação”, explicou.
Os pacientes também fazem parte de Grupos de Cuidado, que se reúnem com frequência. Na Academia de Saúde das Malvinas, na UBS Ricardo Amorim, todos os dias tem aulões com educadores físicos. Os participantes também fazem trilhas constantemente.
Fonte: MaisPB








                                                                                     

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes